Amamentação e volta ao trabalho – parte III – estoque

Continuando a série sobre amamentação e volta ao trabalho, depois de falar sobre os motivos para manter o aleitamento materno e sobre ordenha, é hora de esclarecer como armazenar o leite ordenhado.

Escolhendo o recipiente

Material

amamentação - potesPotes de vidro com tampa plástica – tem que ser tampa de plástico.

  • Você pode guardar e pedir a todos os amigos que guardem vidros de café solúvel, ou comprar esses vidros em lojas de utilidades domésticas.
  • Vantagem – são reutilizáveis por tempo indeterminado;
  • Desvantagens – requerem esterilização, risco de quebrar por choque térmico ou por impacto no transporte, ocupam mais espaço.

Potes de plástico livres de besfenol

  • Comprados em seções especializadas em utensílios de bebê;
  • Vantagem – não quebram;
  • Desvantagens – requerem esterilização, ocupam mais espaço e tem vida útil limitada. Quando o plástico começar a apresentar manchas deve ser substituído.

amamentação - sacos armazenamento

Sacos herméticos estéreis próprios para armazenamento de LM

  • Comprados em seções especializadas em utensílios de bebê;
  • Vantagem – não quebram, não requerem esterilização, ocupam menos espaço no armazenamento, o descongelamento do leite é muito mais rápido;
  • Desvantagens – descartáveis só podendo ser utilizados uma vez.

Tamanho

O ideal é armazenar a quantidade média de leite materno que será consumida a cada mamada.

Como definir essa quantidade? Calcule de 20 a 25ml de leite materno para cada quilo do bebê. Por exemplo, um bebê de 7kg deve tomar entre 140 e 175ml leite por mamada. Mas atenção, essa é uma estimativa!!!!!! Bebês amamentados em livre demanda, ou seja, sempre que desejam e o quanto desejam, tendem a regular melhor sua ingestão e pode ser que prefiram mamar uma menor quantidade mais vezes. No caso do bebê do exemplo, pode ser que tome apenas 80ml de cada vez, mas com intervalos menores, de 1h ou 1h30min, ao invés de mamar os 175ml com intervalos de aproximadamente 3 horas.

Infelizmente não é possível precisar. A dica que dou é não estocar mais de 150ml por recipiente no começo e observar a demanda do bebê no primeiro mês de sua ausência para fazer as adaptações necessárias. Pensando nisso, o tamanho do recipiente deve ser o suficiente para comportar a quantidade de leite de uma mamada mais um espaço de uns 20% para suportar a expansão do líquido quando congelado.

Eu não encontrei recipientes exatamente do tamanho que precisava, então comprei potes de 355ml suficientes para armazenar 300ml que eram divididos em duas mamadas. Mais pra frente explico como fazer essa divisão ao descongelar, mas não achei prático. O ideal é armazenar mesmo o que será consumido numa única vez.

Como esterilizar o material

amamentação - esterilizador

Vasilha para esterilização em microondas

amamentação - esterilizador saco

Saco para esterilização em microondas

  • Lave com água e sabão;
  • Deixar ferver por 3 a 5 minutos em panela grande e funda com água suficiente para cobrir os utensílios;
  • Utilizar um recipiente plástico próprio para esterilização em microondas (muito prático e vale o investimento);
  • Utilizar um saco plástico próprio para esterilização em microondas – validade limitada para 20 utilizações;
  • Emborcar os recipientes em pano de prato limpo exclusivo para esse uso;
  • Tampar e guardar apenas quando estiverem totalmente secos para evitar a humidade.

Após a ordenha

  • Resfriar o leite ordenhado na parte mais fria do refrigerador ou imergindo em uma vasilha com gelo;
  • Etiquetar e marcar a data da extração e a quantidade extraída;

Conservação

  • Em temperatura ambiente – até 4 horas;
  • Em refrigerador – por no máximo 24 horas – não pode ser na porta;
  • Em congelador dentro do refrigerador – no máximo 15 dias;
  • Em congelador separado, estilo duplex ou freezer – no máximo 2 meses.

Posso juntar leite fresco ao leite já refrigerado?

Sim, você pode juntar durante um período de 24 horas, mas é importante resfriar bem o leite recém ordenhado antes de juntar ao já refrigerado.
Isso é muito prático para juntar todo o volume ordenhado nos intervalos do trabalho ao ordenhado pela manhã, por exemplo. No fim do dia você faz o porcionamento e congela.

Posso juntar leite fresco ao leite já congelado?

Sim, mas será necessário resfriá-lo bem antes de juntar ao congelado para evitar que o leite congelado descongele. Nesse caso, a data de validade a ser considerada será a da extração mais antiga.
No meu relato de ordenha no post II dessa série, contei como o início da ordenha foi devagar. Conseguia de 5 a 10ml por ordenha, mas usava esse recurso de congelar em camadas para alcançar o correspondente a uma porção. Isso tinha um efeito psicológico muito bom, pois, apesar de ser pouca quantidade por vez, ela não era desprezada e, aos poucos os potinhos iam enchendo.

Como transportar o leite ordenhado no expediente de trabalho?

amamentação - bolsas

Bolsas térmicas para transporte e gel eutético para conservação de temperatura

Se no trabalho houver disponível um refrigerador, mantenha o leite refrigerado durante o expediente. Caso não tenha, invista numa pequena caixa térmica ou de isopor para ficar no trabalho.
Para o transporte, pequenas bolsas térmicas servem para acondicionar os recipientes.
Sugiro o uso de sacos ou placas de gelo em gel (gelo eutético) para manter a caixa de isopor e/ou a bolsa térmica em baixa temperatura e preservar o leite. Esses gelos podem ser comprados em lojas de materiais de pescaria.

Como organizar os recipientes no congelador ou freezer?

Prefira colocar os mais antigos sempre à frente para facilitar seu controle de validade.
amamentção - estoque

Estabeleça uma rotina quando a licença maternidade acabar

Um rotina bem definida te ajudará a cumprir todo esse ritual de maneira mais eficaz e gastando menos tempo. Vou te dar um exemplo de como era a minha rotina de ordenha no período de aleitamento materno exclusivo.
  • Guardava uma mama e ordenhava assim que levantava, ou acordava antes de Filipe, o que era quase impossível, porque nessa época ele acordava as 5 da manhã, ou contava com a ajuda de outra pessoa pra ficar com ele enquanto ordenhava;
  • Levava o leite congelado e o leite fresco ordenhado para a casa dos meus pais, onde Filipe passava o dia. O leite congelado era oferecido naquele dia e o fresco servia de plano B para o caso de uma emergência como leite congelado ter ficado rançoso (falo disso em outro post);
  • Ordenhava no intervalo da manhã e mantinha o leite no refrigerador do trabalho;
  • Almoçava em casa e amamentava Filipe;
  • Ordenhava no intervalo da tarde;
  • No final do expediente levava pra casa as duas porções de leite ordenhado no trabalho, mais a outra ordenhada pela manhã, se não tivesse sido consumida;
  • Em casa, porcionava esse leite fresco, etiquetava e congelava;
  • Esterilizava todos os utensílios usados no dia: recipientes, partes da bomba elétrica;
  • Descia o leite do dia seguinte do freezer para o refrigerador;
  • Preparava a bolsa com as partes da bomba e os recipientes necessários para o dia seguinte.”

Não é uma rotina fácil, mas não quero que se assuste e desista. Depois de um tempo a gente pega o jeito e faz tudo com eficiência. Além disso, à medida que a introdução alimentar acontece, a demanda pelo leite materno vai diminuindo, até não ser mais necessário ordenhar.

Contar com uma rede de apoio ajuda demais. Aqui em casa, meu marido ficou expert em esterilizar coisas pois enquanto eu cuidava de Filipe. Ele, sabendo da rotina, podia cumprir as etapas da noite.

No próximo post falarei sobre como descongelar e oferecer o leite materno ao bebê na ausência da mãe. Ansiosa? Eu já! Enquanto a parte IV não chega, deixe aqui seu comentário com sugestões e dúvidas.

6 comentários sobre “Amamentação e volta ao trabalho – parte III – estoque

  1. Muito esclarecedor o post, Ívina! Gostei muito, sobretudo, qdo vc expõe sua rotina!
    Minha filhota está com quase 5 meses. Desde os 4, precisei me ausentar um turno por semana. A ordenha tem sido tranquila. Aos 7, voltarei da licença + férias e aí iniciarei essa rotina mais pesada.
    Me tira uma dúvida: ao longo do dia, como vc fazia para esterelizar o material?
    Beijos e muito obrigada pelo post!

    Curtir

    • Oi Milena. Vai ser ótimo vc já ter essa experiência da ordenha!
      Sobre esterilizar o material, eu não fazia isso durante o dia pq no trabalho não tinha como. Optei por uma bomba dupla que, como disse no post, não funciona pra ordenhar os dois seios simultaneamente, mas tem a vantagem de ter dois kits coletores. Usava um pela manhã e outro pela tarde.
      Ainda assim comprei mais um par, pq teve dias da rotina não funcionar e ser uma correria pela manhã pra esterilizar kit.

      Curtir

  2. Oi Ívina, gostaria de tirar uma dúvida. Trabalho em escala de plantao de 12hs..nao conseguirei ir em.casa no horario do almoço, e no meu local de trabalho nao terei a opção do refriferador. Em uma bolsa termica com gelox, por quanto tempo consigo armazenar o leite?

    Curtir

    • Nayara, não saberia te dizer tempo exato, mas o gel eutetico (gelox), quando bem congelado e numa bolsa térmica de qualidade conserva a temperatura por bastante tempo.
      Te sugiro fazer um teste com leite de vaca. Coloque em temperatura ambiente ou até levemente morno (que é como sai o leite materno na ordenha) e cheque se depois de 12 horas ele está refrigerado.
      Se não estiver, experimente com um bloco maior de gel eutetico ou um à mais.

      Curtir

    • Cláudia, leite materno congelado em freezer tem validade de até 3 meses, segundo Órgãos de Saúde Internacionais. No Brasil, a orientação para mães que congelam leite é a mesma dada para o manejo em bancos de leite.
      Euzinha considero situações muito diferentes a oferta do meu leite ao meu bebê e a oferta do leite de uma mãe doadora a um bebê recém-nascido internado.
      Com isso em mente optei por seguir os prazos internacionais, de 3 meses para congelamento em freezer.

      Curtir

Deixe um comentário