Devocional de Natal + Calendário do Advento 2017 – COMO USAR

Em 2016 fiz com meus dois filhos um calendário de atividades do advento como forma de preparação para o Natal. Foram 25 dias maravilhosos em que pudemos, juntos, aprender mais sobre o nascimento de Jesus, nosso Salvador, nos aproximar e criar memórias de família, além de tornar a comemoração do Natal mais significativa para todos nós.

Na época, Filipe, com 3 anos, conseguiu realizar quase todas as atividades propostas, enquanto João, com apenas 1, foi mais expectador do que ator.

Foi um Natal muito especial em que chegamos ao dia 25 de dezembro com o coração cheio de gratidão pelo nascimento de Jesus e muitas boas memórias para contar.

Esse ano, com os meninos maiores, planejei um calendário do advento que, além das atividades, me servisse como devocional. Fiz várias pesquisas e deixo as referências ao final dO devocional para quem quiser se aprofundar e expandir a ideia.

Meu desejo é de que, nos 25 dias até o Natal, possamos cultivar o amor, os laços familiares, e, principalmente, conhecer mais a Deus.

Que você e sua família sejam abençoados com esse material!

 

 

COMO USAR O DEVOCIONAL DE NATAL

Para cada um dos 25 dias de dezembro, até o Natal, há sugestão de um texto bíblico, um ensino e uma atividade. 

Texto bíblico – Aqui em casa usamos a tradução da Nova Versão Internacional para leitura com as crianças por ser uma linguagem mais simples de se entender. Encorajo-te a ler o texto diretamente da Bíblia mas, caso não disponha dessa tradução, deixo transcritos os versículos de cada dia.

Se suas crianças não forem alfabetizadas, leia o texto e converse sobre o que se pode entender. Caso já saibam ler, revezem nessa tarefa.

Estabeleça um horário para realizar esse devocional e se esforce para segui-lo. Aqui em casa é ao acordar. Usamos o lema: “As coisas mais importantes em primeiro lugar!

Ensino – Para cada dia, uma reflexão a partir da leitura. Elas são bem simples, pensadas para crianças pré-escolares por isso, fique à vontade para aprofundar na meditação em sua casa levando em conta a capacidade e a idade dos seus filhos.

Oração – Sugiro que após cada meditação vocês façam juntos uma oração espontânea agradecendo a Deus pelo que foi aprendido e pedindo a Ele sabedoria e encorajamento para colocar em prática as verdades bíblicas. Estimule seus filhos a orarem. Não é preciso palavras especiais, apenas fechar os olhos e falar com Deus.

Atividade – Algumas atividades fazem relação com o texto bíblico e o ensino do dia, outras não. São apenas sugestões de coisas para se fazer em família ligadas ao Natal. Sinta-se livre para modificá-las e adaptá-las à sua cultura familiar e também à sua disponibilidade de tempo para aquelas que demandem maior participação dos adultos.

Sugiro que, após definir quais atividades fará, faça uma lista dos materiais necessários e os providencie antes evitando assim entrar em apuros ao propor uma atividade para a qual não se tem material.

COMO APRESENTAR O CALENDÁRIO?

A ideia do calendário é oferecer às crianças uma forma de acompanhar os dias que faltam para a celebração do Natal. Ele deve ficar acessível e, no horário determinado, as crianças descobrem qual é a atividade do dia. Além dessa possibilidade de apreender o tempo, acompanhar calendário cria uma expectativa muito gostosa da chegada do grande dia: o aniversário de Jesus!

A internet está cheia de sugestões de calendários do advento, das mais simples às mais elaboradas. No ano passado fiz essa aqui:

calendário

Montei um varal com os envelopes. Cada um com o dia. A cada dia um era retirado do varal. Isso ajudou a entenderem que o Natal estava se aproximando.

calendário 2

Aberto o cartão do dia, nele havia a sugestão de atividade a ser feita e um versículo da Bíblia.

Use sua imaginação! Envelopes comuns, caixas de papel, rolos de papel higiênico… o céu é o limite e o Google e o Pintrest são as inspirações! Para cada dia, uma atividade.

Para esse ano, estou pensando em algumas possibilidades. Compartilho com vocês minhas pesquisas.

Meu favorito é esse feito com dobradura, do blog Piece of heaven Pela praticidade e pelo pouco tempo que tenho, deve ser o escolhido para 2017.

ideia 3

Mas também me apaixonei por esses outros.

Envelopes do A few things from my life

ideia 2

Esse de rolo de papel higiênico costurado do Maya made é um mimo!

ideia 4

Um calendário do advento de bolso da Kimberly Petersen

ideia 6

Achei também muito fofo esse com as menininhas de mãos dadas, mas não encontrei a fonte. Dá pra fazer com meninos ou com outros formatos.

ideia 5

E então, mãos à obra?

Amanhã posto aqui o devocional completo.

Sugiro a leitura de Construindo memórias de família e Devocional de Natal + Calendário do Advento 2017

3 comentários sobre “Devocional de Natal + Calendário do Advento 2017 – COMO USAR

    • Com adaptações Dayane, especialmente dos textos bíblicos. Talvez ao invés de ler, você precise contar com suas palavras.
      Algumas atividades também precisarão ser substituídas, mas eu diria que, mais de 80% delas vocês conseguirão fazer juntos.

      Curtir

  1. Pingback: Devocional de Nata 2018 | No passo dos meninos

Deixe um comentário