Por que “No passo dos meninos”

O livro de Gênesis, na Bíblia, faz o registro do reencontro de dois irmãos, gêmeos, que a anos haviam rompido relações: Esaú e Jacó. Depois de duas décadas separados eles se reencontraram, se abraçaram e se perdoaram. Esaú convidou Jacó para caminhar com ele à frente de sua comitiva, a fim de colocarem anos de conversa em dia e a resposta de Jacó, que tinha uma grande família, ficou gravada em mim:

“Jacó, porém, lhe disse: “Meu senhor sabe que as crianças são frágeis e que estão sob os meus cuidados ovelhas e vacas que amamentam suas crias. Se forçá-las demais na caminhada, um só dia que seja, todo o rebanho morrerá. Por isso, meu senhor, vai à frente do teu servo, e eu sigo atrás, devagar, como guia, no passo dos rebanhos e no passo dos meninos, até que eu chegue ao meu senhor em Seir”. (Gênesis 33:13 e 14).

Seguir devagar, como guia, no passo dos meninos é um enorme desafio nessa sociedade que nos cobra pressa, resultados rápidos e prontos e passos largos. A proposta do blog é falar sobre o respeito aos processos naturais de gestação, nascimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e sobre o papel dos adultos de caminhar com elas nesses processos, como guias.

Quando conseguimos enxergar essa possibilidade de viver a infância com as crianças, nos refazemos. Somos transformados a cada novo desafio que o amadurecimento dos pequenos nos apresenta. Somos confrontados com paradigmas que carregamos por toda a vida, mas que não nos servem mais. Somos levados a ter claros quais são os valores e os princípios da família que estamos formando e todo esse movimento nos enriquece e nos faz melhores. Não perfeitos, mas melhores pais, melhores avós, melhores cuidadores, melhores pessoas.

Meu desejo é continuar a caminhada nesse ritmo, devagar, como guia, no passo dos meninos, com mais amor e menos pressa. Vamos juntos?

Header

13 comentários sobre “Por que “No passo dos meninos”

  1. Estou muito feliz por mais esta realização sua e tenho certeza que muitos serão edificados na construção de suas famílias, baseando-se no respeito, compreensão e amor. Meu pesar era ter já criado os filhos quase sem informação , parece que fazíamos tudo na intuição, e hoje estou preenchendo esta lacuna nos cuidados com o Filipe aprendendo e praticando o que você vem descobrindo com dedicação e muito equilíbrio. Eu te abençoo e desejo sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando olho para uma criança, sempre sinto saudades de meus filhos pequenos: o quanto era gostoso estar com eles, brincar, tentar responder seus inúmeros e às vezes inexplicáveis questionamentos e muitas coisas mais. Estas lembranças trazem também à mente as muitas coisas que deixamos de fazer, quer seja pela inexperiência, o pouco conhecimento dos complexos mecanismos de crescimento do ser humano, quer pela falta de tempo que o mundo nos força a ter para buscar o “conforto” deles. Hoje ao participar da criação de um neto estou tendo a oportunidade de me redimir um pouco das deficiências daquela época.
    Incentivado por você filha, tenho buscado conhecimentos novos, ao mesmo tempo que reciclo as velhas praticas e este blog, tenho certeza me será um excelente meio para isto, podendo ainda ajudar outras pessoas. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Pai, esteja certo de que essa minha busca por uma educação respeitosa para Filipe, que valorize-o enquanto indivíduo, mesmo ainda tão pequeno, não é fruto apenas das minhas muitas leituras, mas é, principalmente, resultado da busca que vocês empreenderam por nós.
      Minha gratidão pelo cuidado para conosco e por essa parceria no blog.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ler o seu blog é como ter você aqui na sala de casa, conversando, tomando café e saboreando essa amizade de tantos anos! O que a distância separa a tecnologia ajuda a unir! Tenho aprendido muito com você! Parabéns por mais esta conquista! Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelo projeto! Muito bom reaprender a ser mãe, enriqueço-me com as diversidades de assuntos, curiosidades e experiências, Sinto-me feliz ,por Deus me conceder a oportunidade de aprender todos os dias um pouco mais, pois, tudo é com permissão de Deus. Sucesso nesta nova caminhada.

    Curtir

  5. Que interessante essa parada para refletir Gn 33:13-14. Caminhar no passo deles vai totalmente de encontro ao que a sociedade “moderna” prega o tempo todo. Contudo, é caminhando no ritmo deste passo que somos confrontados e transformados! Obrigada querida!

    Curtir

    • Isso Gláucia! A transformação se dá pelo confronto com os valores e princípios que dizemos ter e que demonstramos nas atitudes. Caminhar no passo dos meninos nos fará rever vários destes e adotar atitudes mais coerentes. Bom ter você por aqui!

      Curtir

  6. Tenho aprendido muito com o blog. Essa passagem bíblica mesmo acima nunca tinha observado. Você tem nos ajudado muito Ivina, que Deus te abençoe. Mudei bastante meu olhar sobre certos assuntos e até mesmo preconceitos.
    Acredito que quando meus filhos vierem, um pouco mais preparada para recebê-los.

    Curtir

  7. Emocionada com esse relato. A importância da família, a responsabilidade e esforço de todos. A capacidade de transformação e adaptação frente a pequeninos que merecem e precisam de muitos cuidados! A fé raciocinada que nos conduz neste mundo! Importante trabalho de auxílio! Gratificante!

    Curtir

Deixe um comentário