Eu gosto muito de queijo cottage no café da manhã e Filipe tá numa fase de querer tudo o que vai à mesa. Nessa última semana dei o pão com geleia e acabei colocando um pouquinho do queijo. Ele amou e como bom baiano mineiro, chama de “queijim”.
Mas lendo o rótulo vi que, além do sal, aparecem alguns conservantes que não são nome de comida e não achei legal continuar oferecendo.
Daí me lembrei que meu pai faz uma coalhada temperada que é deliciosa e resolvi testá-la como substituto ao cottage. A receita e o preparo são do Vovô Salviano e Filipe se delicia! Esse é mais um post da série Comidinhas do Filipe
Pasta de queijo
Ingredientes:
– 1 litro de leite caipira ou de saquinho – leite de caixinha não serve porque o processo UHT acaba com qualquer organismo vivo no leite;
– 8 colheres sopa vinagre de vinho branco;
– sal a gosto;
– pimenta do reino a gosto;
– azeite a gosto;
– 1 lata creme leite sem soro – opcional para pasta;
– ervas secas a gosto (manjericão, orégano, ervas finas) – opcional.
Preparo:
Ferver o leite e depois de desligado acrescentar o vinagre.
Deixar descansar até a coalhada separar bem do soro.
Coar num pano ralo e lavar em água filtrada para retirar o vinagre.
Espremer bem e temperar a massa com sal, pimenta do reino e azeite.
Se quiser incrementar, acrescentar creme de leite sem soro.
Papai faz umas variações temperadas com ervas secas que ficam muito boas. Pasta de orégano ou de manjericão são deliciosas.
Aqui a ideia é fazer só a base mesmo, com sal e azeite pra substituir o cottage industrializado, mas pra consumo adulto recomendo o creme de leite. Fica um patê finíssimo e muito saboroso!