É preciso dedicar…

consagração

Esta é uma das imagens mais marcantes que vi após o nascimento de Filipe. A benção de um pai sobre um filho; a expressão de uma mãe ciente da sua responsabilidade; a amabilidade dos avós mostrando presença e apoio; de mãos impostas, uma congregação como testemunha e, como parte mais importante deste cenário, um criança transmitindo serenidade, calmaria e a ingenuidade tão característica desta fase. Muito sentimento revelado em uma única imagem!

Alguns pais não dão a devida importância a este momento, muitas vezes encarando como um mero ritual. Mas a consagração de um filho deve ser vista como princípio fundamental na criação. Dedicar ao Senhor os passos de uma criança é assegurar o sucesso, a providência, os ensinos e tantos aspectos que garantirão benefícios na longa caminhada. Isto não é isentá-la dos desafios, mas é ter a certeza que a semente do temor ao Senhor germinará toda sabedoria.

Existe um personagem bíblico chamado Noé. Pai de três filhos, Noé era um homem justo, íntegro e andava com Deus e foi desafiado a realizar uma grande construção: a Arca. Esta engenharia pouparia a vida de toda sua família, bem como de cada espécie animal, quando Deus mandasse o dilúvio sobre a terra. O que me chama atenção nesta história é a clareza bíblia no tocante à salvação dos filhos de Noé. A conduta de fidelidade, obediência e temor vinha do patriarca, mas os filhos também foram alcançados por ela.

Fazendo algumas conjecturas, fico imaginando como Noé cuidava do futuro dos filhos. Sabendo como a Terra estava gerida pela inversão de valores, corrupção e violência, este pai sabia a quem consagrar vidas tão preciosas para ele. Possivelmente, em suas orações diárias, ele apresentava ao Senhor os sonhos, anseios, as escolhas que eles teriam. Certamente Noé não teve o poder de preservar os filhos das aflições decorrentes da realidade social que viviam, mas garantiu a segurança vinda do maior de todos os guias, o Deus criador.

A quem você tem dedicado os passos dos seus meninos? De que forma você os tem abençoado? Qual tem sido a garantia de sucesso que você tem buscado para eles?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s