Parto normal pelo plano de saúde. Isso existe?

Minha gente querida, um dos temas mais recorrentes nos grupos de apoio ao parto humanizado é a indicação de obstetras que acompanhem parto humanizado pelo plano de saúde.

A gente que já caminhou esse caminho fala, explica, tenta de todas as formas acender uma luz pra quem ainda tá lá no começo, mas as pessoas parecem não entender ou não querer acreditar como as coisas funcionam e como é cruel a realidade obstétrica brasileira.

Hoje queria ser mais objetiva. A ANS obrigou os planos de saúde a publicarem suas taxas de cesárea e essa informação é PÚBLICA, podendo qualquer pessoa ter acesso a ela clicando aqui

Pra facilitar a vida de todos, nesse outro link, você pode encontrar o n. de registro do seu plano de saúde e consultar a primeira tabela por ele.

Para ajudar ainda, mais, segue uma imagem com os recortes dos principais planos de saúde em atendimento em Salvador. As taxas de cesárea desses planos estão na média de 81%, mas em vários deles acima dos 90%.

tabela taxas cesarea

Sabe o que isso significa? Que sim, você pode encontrar um GO que atenda parto normal pelo plano, mas suas chances de que ele, de fato, assista seu parto normal são baixíssimas. A cada 10 mulheres, uma consegue. Sabe quem é essa uma? A que chega parindo no hospital e não dá tempo de preparar o centro cirúrgico ou fazer qualquer intervenção.

Além disso, o fato dessas poucas terem conseguido um parto normal NÃO SIGNIFICA QUE ELE TENHA SIDO RESPEITOSO PARA A MÃE E PARA O BEBÊ!!!!!!!!!!!

A diferença entre um parto normal e um parto humanizado é ABISSAL e confiar na informação de uma ou duas gestantes de que conseguiram com esse ou aquele médico é ignorar os que as taxas estão mostrando!

Sim, é uma péssima notícia! Sim, não devemos nos conformar com ela! Sim, profissionais humanizados não conseguem atender por plano de saúde com os valores praticados hoje! Sim, dá vontade de chorar! MAS É A REALIDADE e fingir que ela não existe pode te levar a uma cesárea desnecessária e ruir com todos os seus projetos de um nascimento digno para seu filho.

Ainda há esperança? Sim. Temos experiência de humanização no SUS dando certo no CPN – Mansão do Caminho e na Maternidade Referência do Pau Miúdo. Não é um mar de rosas e nem todos os profissionais desses locais estão de fato humanizados, MAS É UMA OPÇÃO! (algumas outras cidades brasileiras já contam com projetos da Rede Cegonha implantados)

Outra saída é marcar com as parteiras (GO’s e EO’s) e CONVERSAR. O fato de sua conhecida ter pagado X não significa que não haja alternativas de negociar o seu valor e as formas de pagamento.

Há ainda a opção de reembolso que alguns planos aceitam.

Enfim, é preciso sacudir pra entender, mas te deixo com uma reflexão: seu filho só nasce uma vez!!!! E depois não adianta se lamentar por não ter se informado o suficiente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s