E como prometido, começo hoje a publicar os posts da festinha de 2 anos do Filipe.
No ano passado, fizemos quase tudo em casa. Encomendei pouquíssimas coisas do cardápio, mas decoração, comidinhas e lembrancinha foram feitas pelo trio: mamãe, vovô e vovó com muito amor.
Esse ano, com a gestação avançada, não tive ânimo de encarar o desafio. Terceirizei o buffet e a decoração, mas queria muito participar de alguma forma, porque acho que uns dos baratos das festinhas infantis é se envolver nos preparativos. Pelo menos essa é uma recordação gostosa da minha infância.
Resolvi então que faria, pelo menos, as lembrancinhas e optei por uma coisa que meninos de 2 anos amam: massinha. Eu tinha uma receita de massinha caseira maravilhosa testada uma única vez e resolvi investir.

Meu ajudante. Participou da produção da receita misturando os ingredientes e depois testando e aprovando a massinha.
É muito fácil de preparar, tem uma textura incrível e dura bem mais que as massinhas caseiras tradicionais. Gosta de colocar a mão na massa, literalmente? Então vá pra cozinha com a turma testar!
Massinha do Pipe
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo (120g);
- 1/2 xícara de sal (90g);
- 2 colheres de chá de cremor tártaro (5g);
- 2 colheres de chá de óleo;
- 1 xícara de água;
- corante alimentício nas cores desejadas.
Preparo
Misture todos os ingredientes, exceto o corante, mexendo até incorporar. Cozinhe em fogo médio por cerca de 3 minutos mexendo sempre. A massa vai empelotar toda e você vai pensar que deu errado, mas calma! É exatamente assim que acontece. Quando virar uma bola concentrada no centro da panela retire do fogo e coloque sobre uma bancada. Assim que possível sove bem a massa para homogeneizar. Divida nos tamanhos desejados e tinja com as cores escolhidas.
Conservar em pote com tampa ou em saco plástico para não ressecar. Não é necessário manter refrigerado.
O cremor tártaro é um ingrediente culinário encontrado em lojas que vendem artigos para festas, doceiras e cholateiros. Não foi difícil encontrar em Salvador.
Cada receita rende 400g de massinha. Eu dividi em 8 porções de 50g e achei que ficaram num tamanho legal. Nos ingredientes coloquei o peso pra facilitar pra quem quiser fazer em quantidade poder calcular o material total necessário.
Aqui foram 20 lembrancinhas, cada uma com 4 rolinhos de massa e uma receitinha impressa para as mães poderem reproduzir a preparação em casa com os pequenos. E pra não ter desculpa de faltar ingrediente, coloquei um saquinho com cremor tártaro em cada caixa.
Filipe amou preparar a massinha e, principalmente, brincar com ela e já recebi o retorno dos amiguinhos de que também amaram. Teve gente que dormiu com a massinha na mão, outros que espalharam pelo box do banheiro, enfim, coisas de pequetitos dessa idade…
Animou? Faça o teste e volte aqui pra contar o resultado.
amei a ideia, vou fazer para o aniversário da minha filha….
lembro que quando eu era criança, adorava brincar com massinha caseira
CurtirCurtir
Depois me conte como foi Ingrid! Por aqui fazemos sempre
CurtirCurtir
Ameiii, fiz pros meus filhos, ela é ótima, tá aberta aqui em casa e nem resseca!!
CurtirCurtir
Boa essa receita não é Thamires. Nunca mais comprei massinha aqui em casa. O fazer já é, por si só, parte da brincadeira.
CurtirCurtir
O sal pode ser substituido por alguma outra coisa? Fiz para o meu filho, mas ele levou direto a boca, passou mal por ser muito salgada massa.
CurtirCurtir
Nunca testei com outra coisa. Só com sal mesmo.
CurtirCurtir