Aniversário de 1 e 2 anos – sustentabilidade

O post de hoje é uma reflexão bem pessoal sobre festas e geração de lixo. Não é uma crítica a quem faz de uma ou outra forma, mas um posicionamento que venho construindo há certo tempo. Na verdade, desde os tempos de faculdade a questão da quantidade de lixo que gero me incomoda e tento minimizar isso de alguma forma.

Até o aniversário de 1 ano de Filipe eu não costumava promover festas e essa comemoração foi a primeira oportunidade que tive para repensar algumas coisas que estão impregnadas no senso comum e sobre as quais pouco se fala.

Já parou pra pensar na quantidade de lixo que uma festinha pequena, feita pra poucas pessoas pode gerar? A lista é extensa, mas faço questão de citar alguns itens presentes em quase toda festa infantil: balões de borracha para decoração, copos, pratos e talheres de plástico, guardanapos, um sem número de embalagens plásticas, de acrílico e outros materiais para as lembrancinhas personalizadas e por aí vai…

E tem como fazer diferente? Essa foi a minha pergunta quando comecei a planejar a festinha de 1 ano de Filipe.

Comecei pensando na decoração (mas prometo um post mais detalhado sobre ela!). Festa infantil é sinônimo de balão, certo? Não necessariamente! Bastou uma pesquisa rápida na internet para descobrir um universo paralelo de ideias super charmosas para decoração de festas com material reciclável e o melhor, reaproveitável!

No aniversário de um ano eu mesma fiz pompons de papel seda. Ficaram lindos pendurados pela casa e, acredite, um ano depois eles ainda enfeitam as salas da escola bíblica da igreja onde congrego.

niver Filipe-3296

Nessa festinha dos dois anos optei por bolas de papel de seda feitas com a técnica de casinha de abelha. Essas comprei prontas porque não tive pique de fazer. Ficaram igualmente lindas e charmosas decorando o salão e já estão empacotadas para enfeitar outros espaços.

IMG-20150719-WA0019

Dei preferência a talheres de madeira e copos, pratos e canudos de papel ao invés do plástico tradicional. E além de sustentável, o material é lindo!

niver Filipe-3244

Mas o ponto mais polêmico das minhas escolhas ecológicas foi a reutilização dos copos. Sim, nas duas festinhas de Filipe, os convidados foram convocados a identificar seus copos e usá-los durante toda a festa.

niver Filipe-3108niver Filipe-3038

Confesso que pensei muito se faria ou não essa proposta. Tive medo de ser mal interpretada numa época em que riqueza e desperdício são sinônimos e ninguém quer se passar por “mão de vaca” em pleno aniversário do filho. No fim das contas arrisquei. Dei “a cara a tapa” e me surpreendi. Apesar da estranheza inicial a ideia foi bem aceita, especialmente pelas crianças que se sentiram donas de seus copos e zelaram por eles durante toda a festa.

Já me perguntaram como fizeram os convidados pra tomar sucos de sabores diferentes no mesmo copo. A resposta é simples: da mesma forma que fazem em casa. Se você estiver numa mesa de almoço com duas opções de suco, você usa dois copos diferentes ou toma no mesmo copo? Na minha casa e acredito que na maioria das outras toma-se no mesmo! Porque então na festa de aniversário eu preciso gastar um copo novo para cada vez que for ingerir algum líquido? Porque eu não posso usar o mesmo? Porque estamos condicionados a esse comportamento e sequer refletimos sobre o que fazemos. A ideia de adotar um copo é simples, de fácil execução, mas de grande impacto. Uma festa pequena, que tinha previsão inicial de gasto de 200 copos consumiu apenas 50.

Percebe como pequenos gestos podem mudar muita coisa? Mas é preciso coragem pra fazer diferente. Segurança e confiança para ser julgada sem se abater e coerência com os valores que se carrega. Não me vejo voltando atrás nessas posturas. Na verdade já ando pensando no próximo, que será duplo, 3 anos de Filipe e 1 aninho do bebê que está por vir. Algumas ideias já em mente… quem sabe investir em copos não recicláveis para serem usados em todas as festinhas?

Anúncios

2 comentários sobre “Aniversário de 1 e 2 anos – sustentabilidade

    • Oi Keila, desculpe a demora em responder. Estava sumida daqui.
      Eu comprava pela internet, mas os preços estão nas alturas. Esse ano não comprei. Ficava tão caro quanto a comida da festa. Um absurdo! Optei por comprar pratos de plástico que vou usar por anos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s