Chá de bênçãos

Tenho certeza de que já ouviu falar em chá de bebê, chá de panela, chá de fraldas, chá de casa nova, chá de lingerie, mas chá de bênçãos? Pera, esse não. Esse é novo. Será?

Para os cristãos, abençoar é uma prática habitual, que tem o significado profundo de transmitir a outrem o desejo de que Deus lhe seja por abençoador, de que seus projetos prosperem e sua vida seja plena.

Muito se perdeu dessa prática, inclusive nas próprias famílias, onde pais eram abençoadores dos filhos e a solenidade da bênção de cada dia reconhecida.

Quando li sobre Chá de Bênçãos pela primeira vez não me identifiquei muito com os rituais: lava-pés, pintura de barriga, entre outros. Apesar de respeitar quem opta por eles, não representavam a minha crença, mas depois do parto de Filipe, recebi inúmeras mensagens de pessoas queridas de perto e de longe, abençoando a mim e a minha família e cada uma delas ecoou no meu espírito produzindo sensações de proteção, pertencimento e amor muito grandes.

Resolvi então que, numa segunda gestação, eu faria algo mais solene para celebrar esses laços e desejos. Assim nasceu a ideia de um Chá de Bênçãos. O objetivo não era receber presentes para o bebê ou fraldas, apesar deles serem sempre bem-vindos rsrsrsrs! A intenção foi reunir pessoas que me são queridas para celebrar essa nova vida que está sendo gerada e para receber as bênçãos de que eu e minha família precisamos para crescer em sabedoria e amor.

Escolher os convidados foi extremamente difícil. Meu esposo e eu estamos à frente de uma grande igreja e nos sentimos parte dela como família. Convidar alguns e não todos seria como deixar tios e irmãos de fora. Optei então por recortar minha escolha a partir de um grupo muito especial dessa congregação, o grupo de apoio às mulheres chamado Mensageiras da Graça. São cerca de 70 mulheres que, quando cheguei a Salvador em 2009 sem conhecer ninguém, me acolheram, me amaram de graça, vibraram nas minhas conquistas, dividiram meus sonhos, choraram as minhas dores e angústias e me cobriram com suas orações desde então. Não haveria pessoas mais especiais para me abençoarem nesse nova etapa pois elas são para mim como irmãs, tias e avós.

Convidadas selecionadas, fomos aos preparativos.

20150603_162302Meu convite foi carinhosamente elaborado pela Viviane Nascimento, da Contexto Design e ficou um mimo. Além do convite, cada uma recebeu um cartão onde faria o registro de uma ou mais bênçãos. Minha intenção não era apenas receber essas bênçãos no chá, mas guardá-las como recordação. Por isso o desejo de que fossem registradas. Enviei desses cartões também para minha família e para algumas queridas amigas de longe.

20150605_153422

E um a um eles foram chegando e enchendo meu coração de alegria. Abrir a caixa de correios de tornou um momento de expectativa delicioso. Na verdade ainda é, pois alguns deles ainda não chegaram…

O cardápio do chá foi uma alucinação gastronômica!!! A ideia surgiu de uma conversa com minha amiga Juliana, com quem compartilho meus devaneios via zap zap e foi apoiada pela minha mãe, que sempre compra essas ousadias!! Meninas, obrigada por acreditarem que ia dar certo! Pensamos um chá com cara de chá mineiro, cheio de quitandas e gostosuras da minha terra. Mamãe e eu definimos um cardápio super mineiro mas, apesar de amarmos cozinhar, a gestação avançando e a demanda de um pequenininho de menos de dois anos fazia parecer loucura assumirmos essa tarefa.

Quase que milagrosamente encontrei um buffet que topou executar as minhas receitas. Um enorme desafio para uma família baiana cozinhar receitinhas mineiras nunca antes testadas! Excelente trabalho do Tok Gourmet! Obrigada pela coragem Patrícia e Euzélia!

Trouxe boa parte dos insumos de Minas, pois queijo canastra, linguiça caseira e doces cristalizados são riquezas que só se encontram por lá e mamãe Solange se encarregou da famosa torta de morando (que já teve a receita publicada aqui) porque, além do chá, era meu aniversário.

A decoração ficou por conta da MG Produzindo Sonhos, que conseguiu captar os meus sonhos e transformá-los em realidade. Obrigada Mari pela dedicação, bom gosto e profissionalismo. Estava impecável!

O chá foi uma delícia, comida boa e farta, como em Minas, amigas queridas, abraços calorosos, homenagens e bênçãos, muitas bênçãos, sinceras, de derreter o coração e fazer o sorriso aparecer devagarinho no rosto. Não me canso de relê-las, meditar nelas e acreditar que se tornarão realidade na minha vida e na de minha família. Quão honrada me sinto por ter à minha volta uma família tão especial.

Foi uma tarde muito agradável e ficará para sempre no meu coração com a legenda da fala emocionada do meu esposo Sadam: “as fraldas se acabam, mas as bênçãos permanecem para sempre!”

Deixo aqui um pouquinho do registro de tanto amor captado pelas lentes de Carolina Lube, da Kuara Fotografia.

A belíssima decoração:

ivina-9582 ivina-9644 ivina-9700 ivina-9714 ivina-9760 ivina-9797 ivina-9813 ivina-9816

Um pouco das comidinhas (prometo um post separado pra falar delas)

ivina-9499 ivina-9522 ivina-9559 ivina-9632 ivina-9662 ivina-9713

E foram tanto abraços e risadas gostosas…

ivina-9592 ivina-9694 ivina-9768 ivina-9788 ivina-9829 ivina-9834 ivina-9869 ivina-9898 ivina-9899 ivina-9902 ivina-9910 ivina-9950

E também uma alegria ter um pedacinho da família perto nesse momento tão especial

ivina-0028 ivina-0037 ivina-9614 ivina-9646 ivina-9652 ivina-9725 ivina-9782 ivina-9840 ivina-9892 ivina-9946 ivina-9957 ivina-9971 ivina-9985 ivina-9995

Anúncios

6 comentários sobre “Chá de bênçãos

  1. Ívina que coisa linda!!! Amei a ideia e a decoração ficou perfeita. Na verdade eu quis fazer um chá assim depois do nascimento de Bernardo, ia reunir pessoas mais chegadas para um culto em ação de graças, mas não deu! E agora estou me preparando para o dia do aniversário. Fico só observando sua criatividade e guardando algumas coisas para mim. 🙂 Beijos

    Curtir

  2. Que lindas fotos! Elas transmitem muito amor. Que Deus continue a abençoar a senhora e toda sua família, que Ele sempre ilumine seus caminhos. Lindo Chá de Bençãos! Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s