Torta de morango da D. Solange

Hoje é dia de post culinário, mas a receita não é de Comidinha do Filipe. Na verdade não é nem um pouco light, mas é do tipo de indulgência que a gente se permite de vez em quando.

Essa receita está na minha família há 28 anos. Não tem um ano sequer que não seja executada pelas habilidosas mãos da minha mãe, com uma assessoria especial do meu pai. É a melhor torta de morango que eu conheço e, ao contrário do que a imagem nos leva a pensar, super simples de fazer.

No aniversário de um ano de Filipe ela esteve na mesa e esse ano, foi feita para meu Chá de Bênçãos e aniversário.

torta morango carol

Foto de Kuara – facebook.com/kuarafotografia

Chega de delongas e vamos à receita.

Torta de morango da D. Solange

MASSA – PÃO DE LÓ

Ingredientes

  • 12 ovos inteiros;
  • 12 colheres das de sopa de açúcar refinado;
  • 12 colheres de farinha de trigo sem fermento peneirada três vezes (medir antes de peneirar);
  • 2 colheres das de sopa de fermento em pó peneirado junto com a farinha.

Preparo

Bater os ovos inteiros até obter uma mistura clara. Acrescentar o açúcar e bater novamente até o volume ficar mais que dobrado. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente, uma à uma, as colheres de farinha de trigo. Importante bater apenas para misturar a farinha e assim não perder o volume.

Assar em forma redonda (35cm diâmetro) untada com manteiga ou margarina em forno pré-aquecido a 180°C.

Esperar esfriar para desenformar. Cortar em três camadas. Aqui, usamos uma linha dobrada para cortar as fatias. O pão de ló é bem maleável e, mesmo que desmanche em algum lugar você pode montá-lo novamente.

RECHEIO E COBERTURA

Ingredientes

  • 3 a 4 caixas de morangos maduros;
  • 1 coco seco;
  • 1 litro de creme de leite fresco gelado de véspera na parte mais fria da geladeira (tem que ser assim. Se comprar e tentar bater no mesmo dia não vira chantily!);
  • 6 a 8 colheres das de sopa de açúcar refinado;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar Vanille (acha em casa de confeiteiro) ou de extrato de baunilha (não use essência) – como são dois ingredientes mais difíceis de encontrar, já fizemos sem eles várias vezes e também fica gostoso.

Preparo

Lave os morangos antes de bater o creme. Corte-os ao comprido (umas 3 ou 4 fatias por morango) separando antes os melhores para a decoração do topo (deixe esses inteiros).

Quebre o coco e retire a castanha da casca. Faça fitas usando uma plaina de marceneiro. As fitas precisam ficar finas o suficiente para serem dobradas sem quebrar. Aí entra a habilidade do meu pai que, em quase três décadas de atuação, é expert na produção de fitas de coco. Se não tiver a plaina ou não conseguir as fitas. Rale o coco em ralo grosso e decore com esse coco ralado. Não vai dar o efeito de renda, mas vai continuar uma delícia.

plaina

Essa é a plaina do meu pai. Uso exclusivo para confecção de fitas de coco a quase três décadas.

Na batedeira em velocidade máxima, bata o creme de leite fresco com o açúcar até obter um chantily espesso. Muito cuidado para não bater por mais tempo que o necessário, pois isso faz com que o creme vire uma manteiga com gosto e textura diferentes que inviabilizam o uso na torta.

Separe um terço desse chantily para a cobertura e mantenha-o refrigerado.

Divida os outros dois terços em duas partes. Coloque uma sobre a primeira camada de bolo, posicione os morangos picados bem juntinhos de maneira a cobrir todo o chantily com morangos. Esse é o segredo da torta pois cada fatia dela terá muuuuuitos morangos. Coloque outra camada de pão de ló e repita a operação.

Sobre a terceira camada de bolo espalhe o chantily que esteve refrigerado, decore com morangos e use as fitas de coco para fazer uma renda. Se não tiver as fitas, use o coco ralado.

Mantenha refrigerada até a hora de servir. A torta pode ser feita de véspera ou na manhã do dia do consumo. Assim ela fica mais úmida.

Rendimento: 30 fatias pequenas (não é fatia de baiano, do tipo gigante!!!)

torta morango ivina

Essa foi a do Chá de Bênção. No canto direito tem umas fitas de coco no prato. Dá pra ter uma ideia de como são.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s