Devocional de Páscoa – Como usar

Oi gente querida!!!! Feliz demais por poder voltar aqui e compartilhar mais um projeto que me motiva muito: nosso devocional de Páscoa para crianças!

Há dois anos comecei a fazer atividades direcionadas com meus filhos a fim de prepara-los para as grandes celebrações do cristianismo: Natal e Páscoa.

Minha intenção era de que, além de ensiná-los a respeito desses eventos tão significativos, pudéssemos criar memórias de família relacionadas a essas comemorações que fossem levadas por toda a vida. Já contei aqui como isso começou no post Construindo memórias de família e também no Devocional de Natal + Calendário do Advento.

Todavia, para além das minhas pequenas expectativas, tanto planejar os devocionais quanto aplicá-los tornaram as duas celebrações: Natal e Páscoa, muito mais especiais para mim e confesso a vocês que essas datas nunca mais foram as mesmas. Voltei a viver a expectativa da chegada de cada uma delas e a cultivar a fé e a gratidão com mais fervor.

No primeiro ano compartilhei o material produzido com minha família e foi muito lindo ver as crianças, mesmo distantes geograficamente, unidas na mesma fé de celebrar o amor de Deus por nós.

No fim do ano passado gastei um pouco mais de tempo e produzi o primeiro devocional de Natal, com leituras bíblicas, meditações e atividades para os 25 dias do Advento natalino (você pode acessar a introdução, as instruções de como usar, o conteúdo e as atividades). Compartilhei o material no blog e o retorno dos pais foi emocionante. Famílias inteiras dedicadas a gastar tempo com os filhos levando-os até Jesus.

Nesse ano, no meio de uma mudança de estado (agora moramos no Amazonas), cheguei a pensar que não seria possível produzir o Devocional de Páscoa para as crianças, mas Deus tem sido tão bom e provedor, que aqui está ele, pronto para ser usado e compartilhado.

Que você e sua família sejam abençoados com esse material!

COMO USAR O DEVOCIONAL DE PÁSCOA

Para cada dia da Semana Santa, a começar do Domingo de Ramos, uma sugestão de texto bíblico, versículo para memorizar, ensino e atividades de aplicação. Você pode fazer todas ou, se chegar um pouco atrasado, começar de onde quiser.

Texto bíblico – Aqui em casa usamos a tradução da Nova Versão Internacional para leitura com as crianças por ser uma linguagem mais simples de se entender. Encorajo-te a ler o texto diretamente da Bíblia. Se não possuir a versão impressa, procure por aplicativos ou sites que a disponibilizem.

Se suas crianças não forem alfabetizadas, escolha entre ler ou narrar o texto, conforme a capacidade de apreensão delas (mas não as subestime!). Caso já saibam ler, revezem nessa tarefa.

Estabeleça um horário para realizar esse devocional e se esforce para segui-lo. Aqui em casa é ao acordar. Usamos o lema: “As coisas mais importantes em primeiro lugar!

Versículo – Para cada dia um versículo chave. Crianças maiores podem memoriza-los. Caso queira que sua criança pequena memorize, escolha apenas um. Sugiro que escreva os versículos e os deixe à vista da família para que se lembrem do que foi aprendido.

Ensino – Para cada dia, uma reflexão a partir da leitura. Elas são bem simples, pensadas para crianças pré-escolares por isso, fique à vontade para aprofundar na meditação em sua casa levando em conta a capacidade e a idade dos seus filhos.

Oração – Sugiro que após cada meditação vocês façam juntos uma oração espontânea agradecendo a Deus pelo que foi aprendido e pedindo a Ele sabedoria e encorajamento para colocar em prática as verdades bíblicas. Estimule seus filhos a orarem. Não é preciso usar palavras especiais, apenas fechar os olhos e falar com Deus.

Sugestão de visual – caso queira complementar a leitura e o ensino com uma animação, sugiro alguns vídeos do YouTube e histórias do APP da Bíblia para crianças. Os links estão no corpo do texto e na bibliografia.

Sugestão de louvor – foram pensados para serem ouvidos durante as atividades e durante o dia, mas não são imprescindíveis e também podem ser alterados conforme o seu desejo.

20170409_065444

Atividade – Algumas das atividades sugeridas não precisam ser feitas imediatamente após a leitura da bíblia e a meditação. Podem ser realizadas em horários diferentes como uma forma de retomar o ensino.

Material necessário – Relacionado à atividade. Verifique com antecedência para não passar aperto no dia.

Sugestão de lanche – disponível apenas para os dias em que a comida pode servir como um instrumento de fixação do ensino. Fique à vontade para fazer, modificar e adaptar à sua realidade.

 

DICAS EXTRAS

CALENDÁRIO DA SEMANA SANTA

20170408_211234

Fonte Print Kids

A ideia do calendário é oferecer às crianças uma forma de acompanhar os dias que faltam para a Páscoa. Ele deve ficar acessível para que a criança visualize o ícone que faz relação com o tema do dia. Além dessa possibilidade de apreender o tempo, acompanhar calendário cria uma expectativa muito gostosa da chegada do grande dia: a ressurreição de Jesus!

Gosto muito dos calendários do PrintKids. São gratuitos e existe a opção de imprimir com os números dos dias pequenos. Foi o que usei no ano passado. Imprimi e fiz desenhos representando o tema daquele dia no Devocional.

 

GUIRLANDA DA HISTÓRIA DA PÁSCOA

Um excelente recurso para fixar os versículos e os temas trabalhados. No ano passado não fiz exatamente uma guirlanda, mas gostei muito do resultado final. A cada dia eu acrescentava o versículo e a atividade realizada (em 2017 fiz muitas atividades manuais). No final, tínhamos um belo painel da nossa Semana Santa!

20170419_195801

Nosso painel da Semana Santa em 2017

 

Esse ano me inspirei na sugestão do site We little miracles que, inclusive, disponibiliza os arquivos para impressão das ilustrações da guirlanda de graça.

guirlanda de pascoa

Fonte: We little miracles

 

HISTÓRIA SEQUENCIADA

Uma boa forma de fixar o conteúdo é colocar as imagens da semana santa em sequência. Encontrei esse jogo de correspondência para download gratuito no blog da Sara J. Creations e pretendo usar as imagens para fazer a atividade de sequenciamento uma vez que meus pequenos ainda não são alfabetizados. Caso queria fazer a de correspondência, será preciso traduzir os cartões de texto porque estão em inglês, ok?

Holy Week Matching Pin

CONTANDO A HISTÓRIA COM VISUAIS

               No site Kids Corner também encontrei um arquivo com as imagens da Paixão de Cristo e Páscoa para cortar, colorir e colar. Não sei se vou usá-las aqui em casa, mas fica como sugestão.

ilustraçoes

Fonte: Kids Corner

 

PÁGINAS E MATERIAIS QUE ME SERVIRAM DE INSPIRAÇÃO

Não se tem muito material de Devocionais Infantis temáticos em português. Minhas inspirações são todas de páginas e blogs americanos, mas você pode usar a função de tradução do seu navegador.

E então, mãos à obra? No próximo post disponibilizo o conteúdo do Devocional pois já começaremos nesse Domingo de Ramos!

Anúncios

2 comentários sobre “Devocional de Páscoa – Como usar

    • Jéssica, talvez optar por narrar ao invés de ler o texto e lançar mão dos recursos visuais sugeridos te ajude.
      No ano passado João tinha 19 meses quando fiz e deu pra participar com o irmão. As atividades do ano passado eram mais manuais e o resultado com ele ainda assim foi bacana.
      Esse ano as atividades são mais sensoriais, o que favorece a interação dos pequenos!
      Depois me conte como foi!
      😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s