Finalmente! Como adiantei nos posts anteriores (se não leu, veja a inspiração, a introdução e as instruções de como usar), esse é o nosso Devocional de Natal para o ano de 2017 costurado junto com o Calendário do Advento.
Leia com calma e antecedência. Pense nas adaptações necessárias à realidade da sua família, separe o material e, no dia 1º de dezembro, embarque conosco nessa jornada.
Segue aqui uma tabelinha com as atividades sugeridas para cada dia:
Os anexos com os moldes das atividades eu posto na sequência e faço o link aqui assim que possível.
Ao final desse post, você encontrará o arquivo completo em PDF para baixar. Se for compartilhar, não deixe de citar a fonte, ok?
Se quiser dividir comigo e com outros leitores o que você e sua família fizerem, compartilhe em suas redes sociais usando as #devocionaldenatal e #nopassodosmeninos
1 de dezembro – 6ª feira
Leia: Isaías 9: 6 e Mateus 1: 21-23
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1:21-23
Ensino: Apresentar ao seu filho os nomes de Jesus e explicar que o significado de Emanuel é “Deus conosco“. O nascimento de Jesus trouxe para nós a possibilidade de ter Deus junto conosco todos os dias!
Atividade: Converse com a criança sobre a escolha do nome dela. Conte porque ela tem o nome que tem e, caso saiba, explique o significado, seja ele semântico ou não. Por exemplo: meu Filipe se chama Filipe não por causa do significado do nome – aquele que ama cavalos – mas por causa do Filipe da Bíblia, discípulo de Jesus.
Material necessário: Caso não saiba, pesquise na internet o significado do nome de seu filho
2 de dezembro – Sábado
Leia: Lucas 1: 5-17
“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse:
– Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lucas 1:5-17
Ensino: Anjo significa mensageiro de Deus (Lucas 1:19 – “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.”). Explique que Deus usa anjos para nos enviar mensagens. Os anjos cuidam de nós o tempo todo e algumas pessoas têm a sorte de realmente ver um anjo.
Atividade: Fazer anjos usando tinta e impressões digitais conforme o anexo.
Mate Material necessário: Tinta de 3 cores (marrom ou bege, preta e outra cor à sua escolha), papel e pincel.
3 de dezembro – Domingo
Leia: Lucas 1: 18-25
“Disse então Zacarias ao anjo:
– Como saberei isto? Pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
E, respondendo o anjo, disse-lhe:
– Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.
E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:
– Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir a minha vergonha entre os homens.”
Ensino: Leia a história e encene a visita do anjo Gabriel a Zacarias e este ficando mudo por causa de sua incredulidade. Fale sobre ter filhos como resultado da fé e da crença em Deus e sobre a importância de crer naquilo que nos diz a palavra de Deus, seja através de seus mensageiros ou da leitura individual.
Atividade: Vejam juntos fotos de natais anteriores. Conte sobre os mais marcantes e, se a criança já tiver idade, peça que relate o que mais gostou.
Material necessário: Fotos de natais anteriores – não precisam ser impressas, mas precisam estar numa pasta fácil de localizar no computador ou telefone.
4 de dezembro – 2ª feira
Leia: Lucas 1: 26-38
“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse:
– Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo:
– Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo:
– Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe:
– Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria:
– Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”
Ensino: O anjo visita Maria e ela acredita na mensagem do anjo. Discuta como a fé pura de Maria é diferente da incredulidade de Zacarias.
Atividade: Ler uma história de Natal – sugestão O primeiro presente de Natal do aplicativo O App da Bíblia para Crianças – link nas referências do devocional.
Material necessário: um livro sobre o Natal ou o aplicativo sugerido instalado no seu aparelho.
5 de dezembro – 3ª feira
Leia: Lucas 1: 38-42
“Disse então Maria:
– Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
E o anjo ausentou-se dela. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse:
– Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.”
Ensino: Discuta como o Espírito Santo pode falar através de nós e também fazer com que um bebê passe a alegria ainda no útero.
Atividade: Converse com pessoas mais velhas (avó e avô) e peça que contem como era o Natal quando eram pequenos.
Material necessário: Presença física ou virtual de uma pessoa mais velha
6 de dezembro – 4ª feira
Leia: Mateus 1: 18-25
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim:
Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo:
– José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.”
Ensino: Deus também pode nos visitar quando sonhamos. Ele nos fala pela sua palavra e também envia seus anjos. Fale sobre outras histórias da Bíblia em que Deus falou com as pessoas em um sonho (Jacó – Gênesis 28:11 a 16; José do Egito Gênesis 37:5 a 11, 40:5 a 23, 41:1 a 37; – Daniel – Daniel 2 e 4, entre outras passagens bíblicas). Veja, não é necessário ler todas as passagens para as crianças, mas pode-se contar resumidamente as histórias bíblicas em que Deus falou através de sonhos.
Atividade: Qual a comida de Natal típica da sua família? Que tal definir com as crianças o cardápio da Ceia de Natal? Caso vá passar a ceia na casa de outra pessoa, pensem juntos o que vocês podem levar.
Material necessário: Papel e caneta para registrar o cardápio.
7 de dezembro – 5ª feira
Leia: Lucas 2: 1-5
“E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”
Ensino: Viagem a Belém para pagar impostos. Discuta como essa jornada para Belém cumpre a profecia bíblica – leia Miquéias 5: 2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Pensem em como deve ter sido difícil para Maria viajar montada num jumento no final da gestação.
Atividade: Façam juntos um burrinho conforme sugerido no anexo. Criem uma pista de obstáculos em casa definindo o local de partida, Nazaré, e o de chegada, Belém. Use travesseiros ou colchonetes para fazer morros, brinquedos no chão para ser as pedras e outros obstáculos para tornar a viagem mais desafiadora. Guarde o burrinho para a atividade do dia 22 de dezembro.
Material necessário: Cabeça do burrinho impressa, lápis de cor ou hidrocor, fita adesiva, barbante e cabo de vassoura (ou a própria vassoura)
8 de dezembro – 6ª feira
Leia: Lucas 2: 6-7
“E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Ensino: Sem quarto no hotel – Fique no estábulo com os animais! Discuta por que Jesus, sendo rei, nasceu em um estábulo sujo. Por que ele não nasceu em um palácio? O Filho de Deus veio reinar de uma forma diferente, não com riquezas materiais, mas com amor e humildade, nos ensinando que as coisas mais importantes estavam ali, naquele estábulo: uma família temente a Deus e unida em obediência aos propósitos dEle.
Atividade: Monte uma cabana usando lençol e entre com a criança dentro. Imaginem que ali é um estábulo, cheio de feno no chão e de animais. Imitem os barulhos de cada animal que poderia estar ali.
Material necessário: Lençol, almofadas para a manjedoura, bichos de brinquedo (se tiver).
9 de dezembro – Sábado
Leia: Lucas 2: 6-7
“E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Ensino: Discuta o que significa o nascimento de um novo bebê e como Maria fez seu o melhor para mantê-lo quente, limpo e seguro em um ambiente sujo. Fale sobre o amor de uma mãe por seu filho.
Atividade: Use algum boneco e embrulhe-o com tecido imitando Maria aquecendo o bebê Jesus. Separe roupas de frio para doação. No Brasil, o Natal é na estação mais quente do ano, mas essa é uma oportunidade de ensinar a doar com amor.
Material necessário: Um boneco e panos para embrulhá-lo.
10 de dezembro – Domingo
Leia: Lucas 2: 8
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.”
Ensino: Discutir o que seria ficar acordado a noite toda observando as ovelhas para mantê-las a salvo do perigo. O que você acha que o trabalho de um pastor envolve? Você sabia que Jesus é considerado o “Bom Pastor” de Sua ovelha (nós)? Leia João 10:11 – “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
Atividade: Os pastores guardavam as ovelhas no escuro da noite. O que eles usavam para iluminar? Faça uma noite à luz de velas ou de lanternas para simular a vida noturna de um pastor. Se o tempo permitir, saia para fora de casa à noite e tente ver as estrelas no céu.
Material necessário: Velas ou lanternas
11 de dezembro – 2ª feira
Leia: Lucas 2: 8
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.”
Ensino: Você sabia que a Bíblia diz que somos como ovelhas? Leia Isaías 53: 6 – “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” O que você acha que este versículo significa para você pessoalmente?
Atividade: Confeccionar uma máscara de ovelha conforme anexo.
Material necessário: Folha impressa com a máscara, lápis de cor, tesoura, algodão, cola, elástico.
12 de dezembro – 3ª feira
Leia: Lucas 2: 9-14
“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse:
– Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
– Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.”
Ensino: Ouça a música, “Cristo nasceu em Belém” de Aline Barros ou “Din don din” de autoria desconhecida. Discuta com seu filho o quão majestoso o céu noturno escuro deve ter parecido quando se iluminou com todos aqueles anjos bonitos cantando com suas vozes fortes. Cantem a música juntos com vozes fortes.
Atividade: Ouça a música escolhida. Sugestão para busca no YouTube. Procure por:
Cristo nasceu em Belém no canal Nassaildes Junior ou Din don din CD Cantai é Natal no canal Ana Cláudia – deixo os links nas referências.
13 de dezembro – 4ª feira
Leia: Lucas 2: 15-20
“E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros:
– Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.
E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.”
Ensino: O que você acha que os pastores estavam pensando quando visitaram o bebê Jesus? O que fez com que eles ficassem tão animados a ponto de querer contar a todos sobre sua visita ao bebê Rei?
Atividade: Encoraje seu filho a visitar algum amiguinho e contar-lhe o que tem aprendido sobre o nascimento de Jesus.
Material necessário: Nenhum
14 de dezembro – 5ª feira
Leia: Lucas 2:19
“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.”
Ensino: Maria guardava essas coisas em seu coração – O que você acha que Maria estava “ponderando” ou pensava profundamente em seu coração? O que significa pensar em seu coração? No coração guardamos as coisas mais importantes!
Atividade: Faça cartões de natal em formato de coração e dê de presente para seus amigos.
Material necessário: Papéis, canetinhas, material de decoração, tesoura.
15 de dezembro – 6ª feira
Leia: Mateus 2: 1-2, 9-10
“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: – Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.” Mateus 2:1,2
“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.” Mateus 2:9,10
Ensino: Como você acha que era a estrela celestial? Era diferente de todas as outras estrelas no céu? Jesus prometeu guiar nosso caminho e enviou uma bela estrela para guiar o caminho dos homens sábios. Leia – Isaías 30:21 – “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.”
Atividade: Montar um presépio conforme anexo. O presépio do anexo é uma adaptação do desenho Nativity Scene, de Joel Henriques. Nas referências você encontra o link para o blog desse artista fantástico. Optei pela adaptação porque no registro bíblico os magos do oriente visitam Jesus em casa e não no estábulo (Mateus 2:11). Dessa forma, retirei os magos e o camelo da cena.
Material necessário: folhas impressas, canetas hidrocor ou lápis de cor, tesoura.
16 de dezembro – Sábado
Leia: Mateus 2: 3-8, 12
“E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram:
– Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.” Mateus 2:3-8
“E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.” Mateus 2:12
Ensino: Por que você acha que o rei Herodes estava tão chateado com o nascimento de Jesus? Fale sobre os males da incredulidade e do ciúme.
Atividade: Sair para ver a decoração de Natal da cidade. Pensem em como o céu foi decorado para celebrar o nascimento de Jesus.
17 de dezembro – Domingo
Leia: Mateus 2: 1
“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,” Mateus 2:1
Ensino: Os homens sábios vieram do Oriente nos camelos. Que distância você acha que os Magos viajaram para visitar o bebê Jesus? Por que você acha que eles chegaram tão longe? Olhe para um antigo mapa bíblico online. Pense nas dificuldades de uma longa viagem no lombo de um animal e na fé que moveu esses homens sábios.
Atividade: Jogo de tabuleiro dos magos conforme anexo.
Material necessário: Jogo de tabuleiro impresso, lápis de cor, dado, objetos para representar os magos.
18 de dezembro – 2ª feira
Leia: Mateus 2:11
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
Ensino: O presente de ouro foi trazido para homenagear um rei. Você acha que o ouro é valioso? Você acha que os sábios acreditavam que Jesus era o Rei mesmo que ele fosse apenas um bebê? Jesus não está mais entre nós de carne e osso, mas está no céu. O que podemos oferecer a Ele como presente?
Atividade: Presentes para Jesus. Usando papel de presente, recorte presentes em diferentes formatos e cole em cada um uma palavra representando os presentes que podem ser oferecidos a Jesus de maneira simbólica: gratidão, obediência, respeito, evangelismo, etc.
Material necessário: Papeis de presente diversos, tiras de papel branco, caneta, tesoura e cola.
19 de dezembro – 3ª feira
Leia: Mateus 2:11
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
Ensino: Os sábios do oriente levaram presentes de seus próprios tesouros. Isso quer dizer que separaram, daquilo que tinham de melhor, uma porção para Jesus. Eles nos ensinam que dar é uma bênção de Deus e devemos incorporar isso como hábito.
Atividade: Separar brinquedos em bom estado para presentear outras crianças.
20 de dezembro – 4ª feira
Leia: Mateus 2:11
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
Ensino: Cada presente recebido por Jesus foi útil. Ouro era o dinheiro da época e deve ter sido usado para o sustento da família. Incenso servia para purificação e mirra era uma espécie de medicamento natural. Quando doamos algo, devemos tomar o cuidado de separar o que está em condições de uso e oferecer da melhor maneira possível.
Atividade: Embalar os brinquedos que serão doados – se possível, entreguem os brinquedos pessoalmente num dia à escolha da família.
Material necessário: Papéis de presente, fita adesiva e tesoura.
21 de dezembro – 5ª feira
Leia: Lucas 2: 22-33
“E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); e para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
– Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel.
E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.”
Ensino: Dedicação/Apresentação de Jesus – O que significa que um bebê seja dedicado a Deus? Converse sobre o dia em que seu filho foi dedicado/consagrado. Mostre fotos e fale sobre esse momento especial.
Atividade: José e Maria ofereceram aves no templo, dentre elas a pomba. Faça a pintura de uma pomba usando a mão conforme o anexo.
Material Necessário: uma folha de papel colorido, tinta branca, preta e verde, pincel.
22 de dezembro – 6ª feira
Leia: Mateus 2: 13-15
“E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo:
– Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.”
Ensino: O anjo avisa José em sonho para fugir do Rei Herodes rumo ao Egito – Você acha que Deus irá mostrar-lhe o caminho a seguir quando estiver em perigo? Você acredita que Deus pode cuidar de você? Você consegue se lembrar de um momento em que Deus o protegeu do perigo?
Atividade: Interpretem o anjo visitando José e depois a família fugindo no pequeno burro para o Egito. Use o burrinho da atividade do dia 7 de dezembro.
23 de dezembro – Sábado
Leia: Mateus 2: 19-23
“Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, dizendo:
– Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.”
Ensino: O anjo visita José – retorno seguro de Jesus para Nazaré. Nazaré era um lugar agradável para que Jesus crescesse? Por que você acha que era importante para Jesus crescer em Nazaré?
Atividade: Assistir ao vídeo “O primeiro Natal” – procure no YouTube por O primeiro Natal, publicado pelo canal Voa Flor. Nas referências deixo o link.
Material necessário: Um aparelho para reproduzir o vídeo (tablet, celular, computador, TV, etc)
24 de dezembro – Domingo
Leia: Lucas 2:40, 52
“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Lucas 2:40
“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2:52
Ensino: Jesus crescia forte como o filho do carpinteiro. Jesus só cresceu forte em força física? De que outras maneiras Jesus cresceu forte? Você acha que pode crescer forte como Jesus?
Atividade: Vá à igreja e participe da celebração. Essa é uma forma de alimentar o espírito. Se sua família tem o costume de se reunir na véspera do Natal, aproveite a oportunidade para as crianças encenarem a história do nascimento de Jesus e contar aos convidados o que aprenderam nesses dias de devocional.
Material necessário: Se forem encenar na Ceia, o material que vocês dispuserem para a encenação: cabana, bichos de brinquedo, o burrinho, bonecos, tecidos para simular as roupas.
25 de dezembro – 2ª feira
Recontem a história do Natal em família.
Ensino: Deixe seus filhos contarem a história do nascimento de Jesus que eles aprenderam e “ensinarem” as lições passo a passo.
Atividade: encene o nascimento de Jesus
Material necessário: o que vocês dispuserem para a encenação: cabana, bichos de brinquedo, o burrinho, bonecos, tecidos para simular as roupas.
Quer baixar o arquivo completo para imprimir ou ter acesso direto no seu aparelho? Aí vai. Compartilhe à vontade com sua família, amigos, vizinhos, mas não deixe de citar a fonte, tá? Faça crescer esse propósito de um Natal vivo para as nossas crianças!
REGANDO A SEMENTE
Que maravilha se chegarmos juntos até o final! Vinte e cinco dias buscando conhecer a Deus em família, orando e criando, de maneira intencional, memórias afetivas que ficarão gravadas nos corações das crianças por toda a vida e, sobre as quais, elas contarão aos seus próprios filhos, perpetuando esse amor celebrado no Natal!
No ano passado, terminado o advento, sentimos falta de algo que desse continuidade a esse momento devocional com Deus e procurei por material infantil que me ajudasse a ministrar, diariamente, a palavra sagrada aos meus filhos. Há muito recurso bom no mercado, variando conforme a idade das crianças. Para pequenos não alfabetizados, indico o devocional que usei durante o ano de 2017 – Dia a dia com os anjinhos, de Crystal Bowman, da editora Mundo Cristão.
Por fim, peço a Deus que a semente plantada nesse devocional de Natal frutifique abundantemente na sua família.
Forte abraço, com amor, em Cristo Jesus, nosso Salvador,
Ívina Salviano
Referências
- Inspiração de textos bíblicos – Blog Mamas Happy Hive
- Pintura a dedo de anjos – Blog Craft Morning
- O App da Bíblia para crianças
- Música Cristo nasceu em Belém, Aline Barros
- Música Din don din
- Presépio de papel – Blog Made by Joel
- Jogo de tabuleiro dos Magos – Blog Catequese em Casa
- Pomba feita com a mãozinha – Blog Fun Hand Print Art
- Vídeo O primeiro Natal – Canal Voa Flor
- Burrinho e Máscara de ovelha – Deus criou os animais, COCEP: Santa Bárbara d’Oeste: Cocep, 2005, (Socep Baby 1).
Amei!!! Deus seja louvado!! parabéns pela ideia e disposição em preparar com tanto carinho e dedicação esse material tão precioso!!
Muito obrigada!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou! Depois conte se conseguiu aplicar.
CurtirCurtir