Devocional de Páscoa – Conteúdo

Bíblia na mão (ou na tela), material preparado e coração aberto para celebrar a Páscoa com suas crianças cultivando a fé e a gratidão? Então vamos ao nosso Devocional de Páscoa.

Se chegou aqui sem ler o post anterior, sugiro que o leia para saber como usar esse devocional, ok?

Quer imprimir o devocional completo? Baixe aqui o PDF. Se for compartilhar, não esqueça de citar os créditos.

Devocional de Páscoa

Domingo de Ramos – Adore ao Rei – Entrada triunfal

Leia ou narre: Lucas 19:28-38

Versículo Chave: Lucas 19:37

“toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto”

Ensino – Adore ao Rei: Ao entrar em Jerusalém, a multidão adorou a Jesus, agradecendo-o por todos os milagres que Ele realizava. Hoje, Jesus pode entrar em nosso coração e podemos louvá-Lo todos os dias agradecendo por tudo o que Ele faz em nossas vidas. O que Jesus faz por você que pode ser motivo de gratidão?

Orem juntos

Sugestão de visual: App da Bíblia – Um jumento e o Rei

Sugestão de louvor: Para que entre o Rei

IMG-20170409-WA0014

Nossa encenação de 2017

Atividade: colher folhas e fazer a encenação da entrada triunfal de Jesus ouvindo o louvor sugerido. Os adultos podem ser a multidão e a criança Jesus.

  • Material necessário: folhas, algo para simular um jumentinho (cabo de vassoura ou até mesmo um adulto que engatinhe com a criança em cima), lenços para a cabeça, camisas de malha grandes para simular túnicas da época.

Sugestão de Lanche: Salada com palmito. Explique que muitos estenderam ramos de palmeira no caminho em que Jesus passou e que o palmito é extraído do tronco de algumas palmeiras.

Segunda-feira – Sirva com amor – Lava pés

Leia ou narre: João 13:1-17

Versículo Chave: João 13:15

“Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”

Ensino – Sirva com amor: Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, lavou os pés dos discípulos para ensinar a eles que precisamos servir uns aos outros em amor. Que atitudes a mamãe tem em casa que são de serviço para com a família? E o papai? Que serviços você pode fazer em casa para demonstrar seu amor por sua família? E fora de casa, como você pode servir aos outros? Encoraje as crianças a praticarem o que disserem.

Orem juntos

Sugestão de visual:

Sugestão de louvor:

sotr-foot-washing-768x514

Ebook A Sense of the resurrection

Atividade: Deixe que sua criança lave os pés de todos os da casa. Eu sei que a tendência é minimizar a bagunça, mas permita que a criança faça o que conseguir e como conseguir. Se não houver uma área aberta na casa onde se possa molhar o chão, faça a cerimônia no box do banheiro ou coloque vários panos de chão no local escolhido. Ouçam os louvores enquanto a cerimônia acontece. Façam com reverência, lembrando do que Jesus ensinou.

  • Material necessário: toalha, bacia, jarro de água, sabonete, panos de chão.

 

Terça-feira – Lembre-se – A última Ceia

Leia ou narre: Lucas 22:7-20

Versículo Chave: Lucas 22:19b

“Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Ensino – Lembre-se: Como sua família se lembra de coisas importantes como aulas especiais ou festas de aniversário? Vocês tem um calendário na geladeira? Usam notas adesivas? Recebem notificações pelo telefone? É valioso lembrar coisas importantes. Embora os discípulos não soubessem o que estava para acontecer, Jesus sabia. Ele queria que eles nunca esquecem. Jesus quer que nos lembremos de que Ele tomou nosso castigo, morreu por nossos pecados, e ressuscitou para provar que Ele tem poder sobre o pecado e a morte! Quando sua igreja conduz a Santa Ceia/Comunhão/Eucaristia é um momento muito especial para lembrar do quanto Jesus nos ama e de que Ele veio para ser o nosso Salvador. Isso é algo para se lembrar e comemorar!

Orem juntos

Sugestão de visual: App da Bíblia – O Jantar de despedida

Sugestão de louvor: Fernanda Brum – Vinho & Pão

Atividade: Arrume a mesa e convide a criança para um lanche especial. Sirva pão sem fermento e suco de uva. Enquanto comem cada elemento, relembre-a de como Jesus repartiu com seus discípulos e ajude-a a entender o que as palavras dele significam. Se houver disponibilidade, façam juntos o pão sem fermento (receita da Rita Lobo).

  • Material necessário: mesa posta, pão sem fermento, suco de uva.

Sugestão de Lanche: pão sem fermento, suco de uva.

 

Quarta-feira – Ore – Getsêmani

Leia ou narre: Marcos 14:32-41

Versículo Chave: Marcos 14:38

“E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”.

Ensino – Ore: Com quem você conversa quando está triste? A quem você conta os seus medos e pede ajuda quando não consegue fazer algo que considera difícil? (deixe que a criança se expresse e conte a ela a quem você recorre nessas mesmas situações, geralmente a um amigo ou familiar).

Jesus sabia que em breve seria preso, espancado e crucificado. Ele sabia da dor que enfrentaria e por isso estava triste e angustiado. No meio da dor, Jesus conversou com seu Pai, o próprio Deus. A oração é nossa forma de falarmos com Deus. Orando, contamos e Ele nossas alegrias, tristezas, dificuldades. Pedimos perdão pelos pecados e forças para conseguir fazer o que é certo. Podemos orar a qualquer ora, em qualquer lugar e da forma como sabemos conversar. Não precisamos usar palavras difíceis ou bonitas, basta conversar com Deus e contar para Ele o que nos acontece. Ele nos ouve, nos atende e fortalece nosso espírito.

Orem juntos

corrente oração

Foto: Sara J Creations

 Sugestão de visual: App da Bíblia – No jardim

Sugestão de louvor: Minha Oração – Cristina Mel

Atividade: Além de orarmos por nós, podemos também orar por outras pessoas. Nessa atividade, faremos uma corrente de oração com os nomes de amigos e familiares pelos quais as crianças gostariam de orar. Recorte tiras de papel de 2x21cm. Escreva em cada uma o nome de uma pessoa por quem a criança gostaria de orar. Crianças alfabetizadas podem escrever por si. Faça um elo com a primeira tira e grampeie. Encaixe a segunda, grampeie e assim sucessivamente. Pendure a corrente em um local visível da casa e, a cada dia, a criança deverá cortar o elo de baixo e orar por aquela pessoa. A atividade dura quantos dias durarem os elos. Inspirada na sugestão do site SaraJCreations

  • Material necessário: folha A4 branca ou colorida, caneta, tesoura, grampeador.

 

Quinta-feira – Arrependa-se – Pedro nega Jesus

Leia ou narre: Lucas 22:54-62

WhatsApp Image 2018-03-21 at 15.16.49

A vida de Jesus e seus últimos dias, pré-primário – São José dos Campos: Editora Cristã Evangélica, 2000.

Versículo Chave: Lucas 22:61B

“Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito”

Ensino – Arrependa-se: Você já pegou algo que não era seu? “Eu não!” Você já fez alguma coisa que seus pais disseram para você não fazer? “Eu não!” Você já desobedeceu a Deus? “Eu não!” Você já contou uma mentira? “Eu não!… bem.. quer dizer…”

Todo mundo já fez algo errado. Pedro era um discípulo e até ele errou, mesmo tendo dito a Jesus que nunca o negaria. Mas Jesus perdoou Pedro. Jesus amou Pedro mesmo depois de ele ter cometido um erro. Ele quer que você reconheça quando errar e peça perdão para a pessoa com quem falhou e também para Ele. Jesus sempre te perdoará e te amará.

Orem juntos

Sugestão de visual: App da Bíblia – No jardim – final do episódio

Sugestão de louvor: Arrependido estou

Atividade: Encontrar o galo no desenho e colorir toda a cena. Clique para baixar a imagem pedro nega a Jesus

  • Material necessário: folha impressa, lápis de cor

 

Sexta-feira da Paixão – Creia – Crucificação

Leia ou narre: Lucas 23:33-50

Versículo Chave: João 3:16

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Ensino – Creia: A morte de Jesus na cruz teve um objetivo: salvar nosso espírito dos pecados. O castigo para quem peca é ficar separado de Deus. Ao morrer, Jesus levou todos os nossos pecados sobre Si, por isso Ele mesmo ficou separado de Deus. Quando cremos em Jesus como nosso Salvador, nossos pecados são perdoados e ficamos livres para viver junto com Deus. A morte de Jesus não é o fim da história. Ele venceu a morte, voltou a viver e hoje está no céu pronto a nos ajudar.

Orem juntos

Sugestão de visual: App da Bíblia – Está concluído

Sugestão de louvor:

  • Há Muito tempo (Páscoa) – Turma do Printy
  • Getsêmani – Leonardo Gonçalves – cenas fortes da crucificação. Sugiro assistir antes para definir se cabe para suas crianças.

Atividade: Encha um saco de lixo com coisas que sejam pesadas para sua criança. Peça a ela que o carregue pela casa. Pergunte como seria se ela precisasse carregar esse saco o tempo todo: para brincar, ir à escola ou à igreja. Explique que os pecados, as coisas erradas que ela faz, são como esse saco pesado, mas quando cremos em Jesus como Salvador, ele perdoa todos os pecados. Esvazie o saco e peça que a criança repita o percurso. Conversem sobre a diferença. (Atividade inspirada na aula de Páscoa do cronograma do 1º Semestre do Blog Escolinha da Graça).

  • Material necessário: saco de lixo grande, itens pesados e volumosos para encher o saco

 

Sábado de Aleluia – Espere

Leia ou narre: João 19:38-42

Versículo Chave: Lucas 23:56

“E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. ”

Ensino – Espere: Como é difícil esperar! Esperar um bolo assar quando se está com fome, esperar a hora de brincar, esperar pelo dia do aniversário… Imagino que para os amigos de Jesus, esperar pelo domingo para poderem cuidar do corpo do Mestre foi ainda mais difícil pois eles esperaram com a tristeza da morte de Jesus. O que não imaginavam é que a morte não era o final da história. Jesus voltaria a viver no dia seguinte e a tristeza de seus amigos seria transformada em alegria. Esperar é um ato de fé. Espere e creia que a palavra de Deus vai se tornar verdade na sua vida.

Orem juntos

Sugestão de visual: estou tentando fazer um vídeo com o material que tenho. Espero postar até o dia 29/04.

Sugestão de louvor: Eu não estou só – Ton Molinari

Atividade: Os judeus costumavam enrolar seus mortos com tiras de tecido depois de terem perfumado seus corpos. Enrole o corpo da criança com papel higiênico, deixando apenas as narinas de fora. Pergunte-a como se sente e peça que imagine como deve ter sido o período em que Jesus esteve morto. Agradeçam a Ele pela vitória sobre a morte e pela salvação.

  • Material necessário: papel higiênico

 

Para o dia seguinte: se for possível, no final do sábado, perto da hora da criança dormir, prepare com ela uma receita de bolo, de maneira que ela veja o bolo indo para o forno para assar, mas não o veja pronto. Retire o bolo do forno depois de assado e guarde-o em local escondido. No domingo de Páscoa, pergunte pelo bolo. Deixe que a criança procure no forno e mostre que ele não está lá enfatizando que o forno está vazio. Faça a correlação com a ressurreição de Jesus após a leitura do texto de Domingo de Páscoa.

 

Domingo de Páscoa – Agradeça – Ressurreição

Leia ou narre: Mateus 28:1-10

Versículo Chave: Mateus 28:6

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito”

Ensino – Agradeça: Se tiver feito o bolo na véspera como indicado, peça à criança para procurá-lo no forno e constatem que ele está vazio. Converse sobre o que devem ter sentido as mulheres que foram procurar o corpo de Jesus no domingo.

A morte de Jesus na sexta-feira parecia o fim da história para seus amigos e todos os que creram nEle, mas assim como havia dito, Jesus ressuscitou ao terceiro dia mostrando que nem a morte foi mais forte que Ele! Hoje celebramos a vitória de Jesus sobre a morte e sobre o pecado. Comemoramos nossa salvação! Que dia lindo temos para recordar! Feliz Páscoa!

Orem juntos

Sugestão de visual:

Sugestão de louvor:

Atividade: Coloque uma vela mágica sobre o bolo. Acenda e fale sobre como Jesus veio a ser a luz do mundo. No sábado, parecia que a luz havia sido apagada. Sopre a vela e espere em silêncio enquanto a chama se vai. Quando a chama voltar, comemore! Saliente que nada pode apagar Jesus, a luz do mundo.

  • Material necessário: bolo, vela mágica (que reascende), fósforo. Caso não encontre vela mágica, use uma vela comum e faça aquela conchinha com as mãos para que reascenda.

REGANDO A SEMENTE

Uma semana inteira buscando conhecer a Deus em família, orando e criando, de maneira intencional, memórias afetivas que ficarão gravadas nos corações das crianças por toda a vida e, sobre as quais, elas contarão aos seus próprios filhos, perpetuando esse amor celebrado na Páscoa!

Em 2016, terminado o advento de Natal, sentimos falta de algo que desse continuidade a esse momento devocional com Deus e procurei por material infantil que me ajudasse a ministrar, diariamente, a palavra sagrada aos meus filhos. Há muito recurso bom no mercado, variando conforme a idade das crianças. Para pequenos não alfabetizados, indico o devocional que usei durante o ano de 2017 e estou repetindo em 2018 – Dia a dia com os anjinhos, de Crystal Bowman, da editora Mundo Cristão.

Por fim, peço a Deus que a semente plantada nesse devocional de Páscoa frutifique abundantemente na sua família.

Forte abraço, com amor, em Cristo Jesus, nosso Salvador!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s