Devocional de Natal 2021 – Qual é o Nome do Natal?

Com grande alegria, divido com vocês mais uma parceria entre o No passo dos meninos, Crianças que Vencem e Graça Kids! Um projeto que começou despretensioso há 5 anos atrás, como uma forma de criar memórias afetivas com meus meninos enquanto refletíamos sobre o Natal, ganhou corpo e agora ganha o mundo através do primoroso trabalho de diagramação da Graça Kids e de divulgação e aplicação via Crianças que Vencem.

Que esse devocional abençoe sua família assim como tem abençoado a minha! Não deixe de compartilhar!

Investigadores em ação!

Sabemos que a infância é o período em que a imaginação ganha destaque. Crianças amam colocar-se no lugar de outras pessoas, embarcar em aventuras e se sentirem desafiadas a descobrir coisas novas.

Tendo isso em mente, a proposta do Devocional de Natal deste ano é de que os pequenos se tornem investigadores. Temos um mistério a ser solucionado: “Qual o Nome do Natal?” e dia após dia, estaremos em busca de pistas que nos levem à solução dessa questão.

Os pais e professores que desejarem, podem tornar esse momento bem divertido providenciando casaco, lupa e outros adereços de detetives que auxiliem as crianças a embarcarem na aventura.

Como atividade anexa, oferecemos um calendário onde cada pista será colada no dia correspondente, formando um quadro de evidências. Além de acompanhar o avanço do Devocional, esse calendário serve para contar os dias até o Natal, criando uma expectativa gostosa em relação à data.

As quase quatro semanas abrangidas por esse devocional foram divididas em tópicos da seguinte forma:

  • 1ª semana – de 1 a 4 – Quem Ele é?
  • 2ª semana – de 5 a 11 – Para que Ele veio?
  • 3ª semana – de 12 a 18 – O que Ele faz?
  • 4ª semana – de 19 a 25 – Que poder Ele tem?

O suspense sobre quem é o dono no Nome do Natal dura até o dia 09 de dezembro, quando esse nome será revelado. A partir daí, a investigação será sobre as qualidades de Jesus, sua missão e o poder que Ele nos delegou. Essa divisão não precisa ficar explícita para a criança, mas é bom que o adulto que estiver conduzindo tenha clareza dela para melhor direcionar as reflexões.

Se você é professor de Escola Bíblica e pretende aplicar o material nas classes da igreja, sugerimos que comece no dia 28 de novembro. Para tanto, o conteúdo da primeira semana pode ser desmembrado. Para as igrejas que atendem as crianças três dias na semana, o conteúdo dos sete dias pode ser condensado nesses três. O material permite essa plasticidade, bastando um pouquinho de adaptação.

De toda forma, encorajamos que você compartilhe o Devocional com os pais das crianças a fim de que apliquem-no diariamente. O estudo da Bíblia em família é uma ordenança de Deus e precisa ser resgatado.

Clique abaixo para download do PDF com o Devocional, o painel de investigação e as pistas diárias. Veja dicas de impressão ao final do post!

Dicas de impressão

O painel de investigação do Devocional de Natal foi produzido para impressão em tamanho A3, bem como as palavras das pistas.
Caso não seja possível imprimir nesse tamanho, você pode imprimir no formato A4 e ajustar a impressão das pistas para 65% do normal. Assim os quadradinhos ficarão no tamanho exato.
Explico direitinho nos vídeos do Instagram.

Se precisar economizar na quantidade de páginas impressas, uma opção é imprimir frente e verso ou imprimir duas páginas por folha, como também mostro no vídeo.

Ívina, não tenho como imprimir nada, consigo fazer o devocional? Sim! Você pode fazer o painel manualmente, bem como as palavras. Lembrando que o fundamental é o texto do devocional que não precisa ser impresso e a Bíblia. O painel é um bônus para atrair a criançada, mas não é imprescindível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s