Como produzir mais leite?

Amamentação me ensina muito sobre princípios cristãos e um deles é: quanto mais se dá, mais se tem ou, se preferir, “Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. (Lucas 6:38)

Saldo da ordenha de hoje: pouco mais de 800ml de leite materno + 2 crianças bem alimentadas com esse líquido precioso 😍😍😍😍

Uau, como você tem leite! Qual o segredo? Come alguma coisa especial?

Não. Amamento uma criança de 2a6m, um bebê de 5 meses e faço estoque para poder trabalhar e manter o aleitamento do pequeno. O princípio é o mesmo da Bíblia: quanto mais eu dou, mais produzo.

Beber muita água não te faz produzir mais leite, mas te ajuda a manter a hidratação. Então beba.

Comidas especiais não te fazem produzir mais leite, mas te ajudam a manter o vigor e dar conta da demanda. Então coma, coma muito e comida de boa qualidade nutricional.

Chás milagrosos não te fazem produzir mais leite, mas se te acalmarem, tome-os.

Quer ter muito leite? Amamente muito. Esqueça chupeta, relógio, leite de latinha, chás e sucos para o bebê, gente chata palpitando, conselhos depreciativos sobre você e sua capacidade de amamentar sua cria. Esqueça tudo. Sorria e coloque o peito na boca do bebê quantas vezes ele quiser e pelo tempo que ele quiser.

Ah, mas ele tá fazendo o peito de chupeta! NÃO! O peito veio primeiro na história da humanidade. A chupeta é que tá tentando fazer as vezes do peito. Enquanto o bebê se acalma no seu peito ele te estimula a produzir mais leite e se nutre do que sai. Peito não tem torneirinha pra fechar amiga. Mesmo que o bebê esteja adormecido e sugando pouco, estará gotejando na boca dele.

Não olhe para o relógio. Bebês não sabem ler as horas e não tem noção de minutos. Se ele mamou há 20 minutos e quer mais, dê!

“Ah, mas leite em pó sustenta mais, o bebê fica mais tempo sem querer mamar”. NÃO. O leite da latinha não é mais forte que seu leite, ele é mais indigesto. É como comer uma feijoada cheia de gordura e um prato de arroz integral com carne grelhada e salada. Qual dos dois te enche por mais tempo? Mas qual dos dois te nutre melhor? Fórmula deveria ser usada para casos de real impossibilidade da mãe seguir amamentando e não de maneira indiscriminada como vemos hoje.

Chás e sucos para o bebê ocupam o lugar que o leite materno deveria ocupar no pequeno estômago da criança. Uma mamadeira de chá ou de suco faz com que o pequeno pule uma mamada. Uma mamada a menos reduz a produção de leite. Seu corpo é inteligente, não produz pra sobrar!

Gente chata multiplica nessa fase da vida. Os palpites e afirmações proliferam e até a “tia da van do vizinho” vai te dar “conselhos” sobre bebês mimados e mal acostumados com o peito. ESQUEÇA o povo chato que habitar ao seu redor!

Delete comentários depreciativos tais como: “seu leite é fraco, não sustenta”, “essa criança está chorando de fome, dê um mingau que ela dorme” entre outras pérolas. Acredite na sua capacidade de nutrir seu bebê. Procure ajuda de profissionais que realmente se importem com a amamentação para lidar com situações difíceis relacionadas ao manejo (pega correta, seios ingurgitados, ganho de peso, etc).

E sorria, mesmo na dificuldade sorria. Amamentar não é fácil. Não nascemos sabendo fazer isso, nem tampouco o bebê nasce sabendo mamar, mas com boa orientação e apoio pode ser possível para a enorme maioria das mulheres.

E lembre-se da bíblia: quanto mais se dá, mais se tem!

 

image

Insira uma legenda Meu estoque de leite materno

 

Anúncios

2 comentários sobre “Como produzir mais leite?

  1. O interessante é que,quem faz parte dessa gente chata é justamente as irmãs da igreja. Ô povo pra viver pelo natural! Quando eu estava grávida chegaram a me perguntar se eu tinha tomado nojo ou enjôo do marido,e se eu tinha desejo de comer coisas estranhas tais como areia da praia,sabonete,tijolo,barro,aff! Eu respondi que isso é uma coisa do diabo,onde já se viu a grávida tomar nojo do marido ou ter o desejo de comer coisas que não são alimento! Falei que a gravidez só uniu ainda mais a gente,pois foi devidamente planejada. Meu marido curtiu cada etapa,cada mexida,cada chute. Aquilo que Deus criou é perfeito! A capacidade que temos de amamentar é uma dádiva maravilhosa. Eu amamentei meu filho e minha sobrinha de tanto leite que tinha.E dessa época eu lembro com saudade. Mas o povo fala como se amamentar fosse algo viciante ou que faz o bebê ficar manhoso. Seria uma boa idéia uma palestra sobre isso na igreja pra tirar qualquer dúvida,até mesmo de quem já tem filhos crescidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s