O trem da vida

image

Aqui em Minas, onde nasci e tenho o privilégio de passar esses dias, a palavra TREM não diz respeito apenas ao veículo que trafega sobre trilhos.

Trem pode ser substantivo, artigo, advérbio, adjetivo… pode ser o que o falante quiser e, estando em Minas, seu emprego será sempre compreendido pelo ouvinte.

Penso que a vida também pode ser um trem, no sentido amplo usado por meus conterrâneos. Pode ser “trem baum dimais da conta” ou “trem dificultoso e penoso”. Pode ser “trem ligeiro” ou “trem custoso de acabar”.

O fato é que todo mundo embarca nesse trem e, a cada nova estação vai percebendo que enquanto as composições tornam-se mais pesadas, a potência da locomotiva diminui um “cadim”.

Amanhã chego à minha 33a estação e como a jornada tem sido espetacular! Alguns anos foram mais sinuosos que outros. Esse último foi como uma subida bem íngreme. Demandou potência máxima na caldeira e muitos apitos no percurso.

Chegar a mais uma estação é pra mim um privilégio. Descobrir meus propósitos de vida uma alegria. Servir a Deus é o primeiro deles e dedicar-me à minha família um desdobramento desse objetivo.

As paisagens dos últimos 3 anos são muito diferentes das vividas até então. São fraldas, choros, dengos, viagens noturnas ininterruptas e extremamente cansativas, mas também são sorrisos, beijos, cheiros e novos aprendizados a cada curva.

Passei por pontes altas e, ao olhar pra baixo tive medo de cair, de não dar conta, mas manter-me nos trilhos me tranquilizou. O caminho é plano e seguro. Meu caminho é Jesus e a luz que o clareia é Sua palavra.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João: 14:6

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”
Salmos: 119:105

Assim sigo por quantas mais estações Ele quiser. Sempre com Ele e para Ele. Que minha jornada sirva para mostrar aos meus pequenos o quanto a paisagem recompensa o esforço de continuar alimentando a locomotiva.

Fotos do passeio de Maria Fumaça entre as cidades mineiras de São João del Rei e Tiradentes.

image

image

image

Anúncios

3 comentários sobre “O trem da vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s