Já tivemos por aqui receita de batata “frita”, pasta de queijo e pão de queijo de batata doce. E hoje, para celebrar o outono baiano, que está mais quente que o verão, Comidinhas do Filipe trás a receita de Sorvete natural que foi publicada no Facebook em janeiro de 2015 e é sucesso absoluto entre adultos e crianças!
Ingredientes
- fruta congelada da sua preferência;
- banana prata em temperatura ambiente ou iogurte natural;
- adoçante a gosto (mel, leite condensado ou nada – só a fruta doce)
Preparo
Prepare a fruta de sua preferência: pique em pedaços pequenos, espalhe num tabuleiro e congele. Depois de congelada, armazene em sacos plásticos. Isso é necessário para que as frutas não formem um bloco único de gelo impedindo de bater ou processar.
Dica: quando tenho frutas muito maduras em casa e percebo que não vou conseguir consumi-las em tempo, elas vão para o freezer pra virar sorvete depois.
Sugestão de frutas: manga, morango, amora (já compro congelada), abacaxi, graviola, cupuaçu, pêssego. Já fiz com polpa de fruta congelada e também ficou bom.
Coloque as frutas congeladas no processador e bata até formar uma massa. Acrescente 1/2 banana pequena por porção e bata até ficar cremoso. Já vi receitas onde a banana é substituída pelo abacate. Ambos dão a cremosidade de sorvete. Ainda não testei. Há quem use a banana congelada também, mas como é para o Filipe, eu prefiro uma textura mais cremosa e menos gelada.
Coloque o doce de sua preferência, ou não coloque nada e aproveite o doce natural da fruta madura. Se optar pelo iogurte natural ao invés da banana, a textura ficará mais mole, mas dá pra corrigir voltando o sorvete para o freezer por meia hora.
Se for fazer em liquidificador, faça em pequenas porções para que o aparelho consiga bater o gelo da fruta. No processador dá pra fazer quantidade para até 4 pessoas.
Servir de imediato.
Sobrando pode-se congelar, mas fica muito duro.