Mãezinha que nada, aqui tem mãezona e ela tem nome!

Já parou pra pensar na riqueza que seu nome carrega? Independente de achá-lo feio ou bonito, seu nome é a sua identidade e é nele que você se reconhece. Há quem se apegue a um apelido, mas nas relações formais, tratar o outro pelo nome é sinal de respeito, de consideração.

Nos doze dias em que Filipe permaneceu internado, em 100% das vezes que me dirigiram a palavra fui chamada de mãezinha por todos os profissionais do hospital, da senhora dos serviços gerais ao pediatra responsável.

Sei que a intencionalidade do tratamento é carinhosa, mas o discurso exerce um poder enorme sobre as relações.

Porque será que em outros contextos, mesmo os de relação médico/paciente não somos tratadas por mãezinha, mas pelo nosso nome ou, no mínimo, por senhora? Já pensou se eu me dirigisse aos profissionais de saúde que atenderam Filipe por “doutorzinho” ou “enfermeirinha”? Percebe que não é cisma minha?

O tratamento no diminutivo, semanticamente, transmite a ideia de pequenez, de infantilidade, de inferioridade e esse conceito é exatamente o oposto do que a maternidade consciente representa.

Não sou mãezinha, sou mãezona! E não sou mãezona porque tive parto domiciliar, porque amamentei exclusivamente e sigo rumo à amamentação prolongada, porque não dei chupeta, porque pratico BLW, ou por isso ou por aquilo. Sou mãezona porque materno de maneira consciente. Porque me informo sobre as questões relacionadas ao meu filho antes de seguir o fluxo do senso comum. Porque assumo as responsabilidades que minhas escolhas trazem. Porque escolhi viver a maternidade de maneira coerente e tudo isso não cabe dentro de uma mãezinha! É preciso espaço para comportar essa potência, e esse espaço tem o meu, o seu nome, pelo qual devemos sempre ser tratadas dignificando nosso status de MÃE.

images-1

Aproveito para parabenizar cada mãezona que acompanha esse blog por sua força, coragem e ousadia em maternar diferente e buscar outras possibilidades para expressar esse amor gigante que habita em nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s