De todas as receitas da série Comidinhas do Filipe, posso assegurar que essa é a preferida dele. Ele não só ama comer, mas conhece e curte todo o processo de preparo que geralmente é feito pela vovó após a soneca da tarde.
Vi essa receita no programa da Bela Gil, Bela Cozinha. Com toda sinceridade, não considero o prato uma delícia. Aliás, no começo, não gostava nem um pouco, mas fui me acostumando com o tempo. Filipe amou desde a primeira vez e toda criança pequena que vi experimentar também, as maiores já não curtiram tanto. É uma preparação sem açúcar e, talvez por isso, os paladares mais viciados não apreciem tanto. Aqui em casa entrou para o cardápio por ser uma boa alternativa para o lanche e não levar ovo na receita. Para as mães que estão em fase de introdução alimentar a receita é perfeita. Um bebê de seis meses vai conseguir pegar se cortar em pedaços um pouco maiores e a textura é ideal para comerem sozinhos.
Essa é uma panqueca estilo americana, mais alta, bem diferente das panquecas fininhas, tipo crepe. A receita abaixo rende uma panqueca grande ou duas pequenas.
Topa experimentar?
Ingredientes
- 1 banana grande ou 2 pequenas – quanto mais madura mais adocicada a panqueca;
- 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça;
- 1/2 xícara de chá de água;
- 1/2 xícara de chá de farinha de aveia – tem que ser farinha. Já fiz com farelo e não dá a mesma liga;
- 1/2 colher de chá de fermento em pó;
- óleo de coco para fritar – se não tiver use óleo comum, mas o de coco faz toda diferença
Preparo
Bata no liquidificador a banana com a água e a linhaça. Em outro recipiente, misture à farinha de aveia e acrescente o fermento em pó. Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente, unte com um pouco de óleo de coco e despeje a massa. Tampe e espere dourar para virar.
Já substituí a banana por manga, por maçã e por ameixa fresca. A de manga foi a melhor substituição, mas Filipe comeu todas e chama de “pakekinha“. Pra quem gosta de receitas mais doces, pode acrescentar um fio de mel, ou uma colher de geleia como acompanhamento.
Ívina, obrigada por compartilhar! Fiz a receita hoje, adicionei um pintadinha de uvas passa pq a banana não tava muito madura, e ficou delícia!! ❤
CurtirCurtir
Que legal Daiana. Aqui é garantia de sucesso essa “pakekinha”
CurtirCurtir
Unh, que boa dica. Vou experimentar as passas aqui!
CurtirCurtir