Comidinhas do Filipe – mingau de aveia

Saudades dos posts culinários e das receitinhas de comidinhas do Filipe? Eu estava! Como hoje é quarta-feira, resolvi retomar com uma receitinha deliciosa e nutritiva: mingau de aveia.

mingau

Há quem não consiga imaginar a nutrição de uma criança sem mingau. Aqui em casa ele não aparece com muita frequência, mas tem seu lugar. Não consumimos nenhum tipo de mingau pronto, desses de caixinha ou latinha que fazem propaganda pra criança. A razão é simples: costumam ter mais açúcar que o ingrediente que dá nome ao produto. Durante a gestação o mingau esteve mais presente na minha dieta. Entre ele e apenas uma fruta nos lanches da tarde, o mingau me dava mais energia pra gestar e amamentar.

Além disso, preparar um mingau é tão simples que não faz sentido usar o industrializado que não é tão nutritivo.

O segredinho pra esse mingau de aveia ficar delicioso e deixar a aveia de molho por algumas horas, ou de um dia para o outro. Filipe tem mais de um ano e nenhuma restrição a leite de vaca, então faço com leite, mas para crianças menores de um ano ou com restrições alimentares a esse ingrediente, pode-se fazer com qualquer leite vegetal (arroz, aveia, amendoas, etc).

Ingredientes:

1 copo (200ml) de leite de vaca ou vegetal;

1 colher de sopa bem cheia de farinha de aveia ou 3 colheres de sopa aveia em flocos finos;

Doce a gosto – melado de cana, açúcar demerara ou mascavo, mel (para maiores de 2 anos). Ou adoce ao final com uma banana madura amassada. Nesse caso a banana não vai ao fogo.

Preparo:

Misturar a aveia com o líquido e deixar de molho. Levar ao fogo médio com o doce mexendo até engrossar. Servir com canela ou com uma fruta de sua preferência.

Aqui é sucesso!

mingau 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s