Nem dá pra acreditar, mas faz um mês que nos tornamos uma família com quatro!
Tentei resumir esse primeiro mês e a palavra que encontrei é LEVEZA.
Sim, apesar de todo o trabalho de ter dois pequenos em casa, da enorme demanda de um recém nascido, da loucura que é amamentar em tandem (dois em idades diferentes) e das noites sem dormir, a experiência da segunda maternidade tem sido leve, gostosa, suave.
Não estou dizendo que não há cansaço, mas gozo de uma tranquilidade e segurança que não desfrutei com Filipe. Era tudo muito novo e, apesar da muita informação, existiam medos e angústias. Não sabia o que era ou não normal. Não tinha ideia de quanto tempo as coisas durariam.
Hoje tudo é tão normal… Tenho certeza de que as dificuldades passarão muito rápido e com elas também esses momentos únicos de ter um recém nascido nos braços. Nem o choro no fim do dia apavora. Minha mãe e eu nos revezamos em cantigas de ninar e embalos pela casa e o clima permanece leve.
Os desafios são novos, trata-se de outra criança, mas a mãe também é outra, mais madura, experiente, tranquila e, acima de tudo, confiante.
Meu desejo é que todas as mães experimentem essa segurança, quiçá logo na primeira maternidade. Somos capazes. Sabemos gerar, parir, nutrir e cuidar. Nossos bebés não precisam de muito além de nós mesmas. Nós é que precisamos ser cuidadas e amparadas para podermos nos dedicar a eles.
Feliz por João ter chegado e me ensinado ainda mais. Por Filipe estar nos amáveis dois anos me estimulando a inovar e a buscar alternativas para as crises. Por Sadat ser o esteio emocional dessa família e cumprir seu papel de guardião da casa, cuidando do mundo externo enquanto eu me dedico à prole. Por meus pais serem a melhor rede de apoio com que eu poderia contar. Por ver o amor de Deus ampliado e intensificado nessa família!
Feliz mesversário para nós!