Dia Internacional de Doação de Leite Humano

No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano e aproveito a oportunidade para incentivar mães que amamentam a doar.

O leite recebido nos bancos de leite faz toda diferença na saúde de bebês prematuros que tanto precisam ganhar peso e aumentar a imunidade para receberem alta.

Para doar é preciso ter os exames do último trimestre de gestação com as sorologias negativas, contactar o banco de leite da sua cidade e dispor de um pouco de tempo e empenho para ordenhar.

Em Salvador os bancos de leite das maternidades IPERBA e Climério de Oliveira recolhem o leite ordenhado na casa da doadora. Isso facilita bastante a vida de quem tem um bebê pequeno e não tem como se deslocar facilmente.

Aqui em casa doei por duas semanas após o nascimento de João. O leite desceu com tudo na apojadura e nem duas crianças mamando conseguiam esvaziar meus peitos. Fiz o cadastro no IPERBA pelo telefone, mandei meus exames por email e o pessoal do Corpo de Bombeiros entregou os recipientes para coleta e recolheu o leite ordenhado em minha casa.

image

Primeiro lote de doação

Nas duas últimas semanas não consegui ordenhar. João estava com uma rinite que tornou as noites ainda mais longas e Filipe no auge da adolescência infantil demandando toda a atenção, mas a data comemorativa me impulsionou a retomar a ordenha e a continuar doando.

No link a seguir é possível identificar os bancos de leite humano por cidade.

Em Salvador:

Banco de Leite Humano do IPERBA – (71)3116-5118

Banco de Leite Humano Maternidade Climério de Oliveira – (71)3283-9200 / 3283-9264

Se você amamenta e tem vontade de ser doadora, o post Amamentação e volta ao trabalho II tem dicas preciosas para ordenhar.

Se você não amamenta, pode ajudar recolhendo potes de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel e doando aos bancos de leite. Eles são os recipientes ideais para armazenamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s