No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano e aproveito a oportunidade para incentivar mães que amamentam a doar.
O leite recebido nos bancos de leite faz toda diferença na saúde de bebês prematuros que tanto precisam ganhar peso e aumentar a imunidade para receberem alta.
Para doar é preciso ter os exames do último trimestre de gestação com as sorologias negativas, contactar o banco de leite da sua cidade e dispor de um pouco de tempo e empenho para ordenhar.
Em Salvador os bancos de leite das maternidades IPERBA e Climério de Oliveira recolhem o leite ordenhado na casa da doadora. Isso facilita bastante a vida de quem tem um bebê pequeno e não tem como se deslocar facilmente.
Aqui em casa doei por duas semanas após o nascimento de João. O leite desceu com tudo na apojadura e nem duas crianças mamando conseguiam esvaziar meus peitos. Fiz o cadastro no IPERBA pelo telefone, mandei meus exames por email e o pessoal do Corpo de Bombeiros entregou os recipientes para coleta e recolheu o leite ordenhado em minha casa.
Nas duas últimas semanas não consegui ordenhar. João estava com uma rinite que tornou as noites ainda mais longas e Filipe no auge da adolescência infantil demandando toda a atenção, mas a data comemorativa me impulsionou a retomar a ordenha e a continuar doando.
No link a seguir é possível identificar os bancos de leite humano por cidade.
Em Salvador:
Banco de Leite Humano do IPERBA – (71)3116-5118
Banco de Leite Humano Maternidade Climério de Oliveira – (71)3283-9200 / 3283-9264
Se você amamenta e tem vontade de ser doadora, o post Amamentação e volta ao trabalho II tem dicas preciosas para ordenhar.
Se você não amamenta, pode ajudar recolhendo potes de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel e doando aos bancos de leite. Eles são os recipientes ideais para armazenamento.