Homem não ajuda, assume!

Permita-me te dar um conselho de amiga. Antes de casar e/ou engravidar deixe muito bem amarrada a divisão de tarefas dos serviços domésticos e dos cuidados com a casa porque é de arrebentar trabalhar fora, cuidar de filho e de casa sem uma divisão justa.
Aqui, passamos um ano conversando sobre isso, colocando as limitações de cada um na mesa e a que estávamos dispostos a ceder.
E vou te dizer, o Sadat tem ralado tanto quanto eu. Tá cumprindo a parte dele no acordo, mas como diz o ditado, o combinado não sai caro. Já falei sobre isso no post “O pai que eu vi nascer
Quando Filipe nasceu ele passou as primeiras noites levantando e ficando ao meu lado a cada mamada. Na terceira noite disse à ele que aquilo não era produtivo, pois o que o bebê precisava era mamar e isso só eu podia dar.
Não me lembro como começou, mas Sadat passou a pegar Filipe por volta das 4:30/5 horas e sair do quarto. Assim eu conseguia dormir um sono profundo por umas duas horas.
Não foi um combinado verbal, foi parceria mesmo. E seguimos fazendo isso por mais de um ano. Nas noites mais tranquilas eu não chamava, mas naquelas de 7 mamadas eu passava a bola pra ele no raiar do dia e dormia.
Com João o trabalho em dupla recomeçou e esses dias eu me peguei lutando contra um pensamento.
Estava vendo ele levantar às 4 pra ficar com João dormindo no sofá e pensando: nossa, coitado, deve estar cansado. Tá puxado pra ele, como ele é bom, como ele ajuda…

image

Daí me dei conta de que, caramba, como estou cansada, como tá puxado pra mim, como eu sou boa, como eu ajudo!!!!!!

Que raios de pensamento de que homem quando assume é um santo e a gente não faz mais que a obrigação!!!!
Isso tá impregnado no imaginário coletivo e sei que, como mãe de dois meninos, tenho obrigação de fazer minha parte pra mudar esse modo de pensar.
Trouxe essa bagagem da minha criação: sujou, limpe; bagunçou, arrume e as tarefas domésticas serão sempre divididas igualmente sem que ninguém pense que me faz um favor. Família é comunidade, todos em prol do bem estar de todos!
E, por favor, não digam que o Sadat é bom e me ajuda. Ele ASSUME e ponto!

Anúncios

3 comentários sobre “Homem não ajuda, assume!

  1. É isso ai, um ajudando ao outro, conforme a disponibilidade de cada um…. Claro se a esposa não trabalha fora, ela terá que ser mais compreensiva com o seu marido, mas não tirando ele totalmente das responsabilidades domesticas…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s