Um ano de blog – celebrando com as mamães!

 

roda-gestantes

não encontrei autoria da imagem. se alguém souber, por favor me indique

Ah, as mães. Na infância ouvia dizer que eram todas iguais, só mudavam de endereço… Cresci, me tornei mãe e posso afirmar: não, não somos todas iguais! Somos fruto de nossas vivências diversas enquanto filhas, dos nossos relacionamentos, do meio. Mas se tem coisa nesse mundo que nos conecta, isso eu garanto, são as angústias.

Nasceu! Que lindo, um bebê pra chamar de meu! Viva! Mas, e agora, faz como? Como amamenta? Porque ele chora? Quando e como dou comida? Tá fazendo birra, socorro!

Depois do evento do nascimento, os cuidados com o bebê apresentam um universo de desafios para além da decoração do quarto e da escolha do nome. E é nesse universo que nos conectamos com outras mães. Não apenas as mães de gerações anteriores com suas experiências, mas com as mães da nossa geração. Com mães que, como nós, estão à procura de respostas, de alternativas e de formas de criação que se assemelhem a seus princípios e valores.

Não acho que existam receitas milagrosas, muito menos certo e errado nessa caminhada. O que precisamos é definir objetivos de maternagem (que qualidades desejo que esse filho tenha quando puder decidir as coisas por si só – é nisso que penso) e, a partir daí, buscar uma maternagem que nos forneça as informações práticas, que nos sirva de referência para construirmos a nossa própria maneira de educar os filhos.

E foi esse desejo que fez com que tantas outras mães decidissem caminhar comigo “No passo dos meninos”. Cada uma a seu passo, devagar, como guia, enxergando na caminhada da outra um suporte para a sua própria.

Obrigada meninas, por me fazerem companhia nessa jornada. Por dividirem comigo as angústias e as dúvidas, por me fazerem pensar sobre tópicos diversos, por me mostrarem que é possível fazer bem feito sem fazer igual.

depoimento luceliadepoimento daianedepoimento laisdepoimento renatadepoimento ana grabrieladepoimento sara

depoimento neide

depoimento patrícia

depoimento clarissa

depoimento georgia

depoimento marília

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s