1 ano de João e a maternidade dupla

Venho tentando escrever um texto comemorativo sobre o primeiro ano do João desde o fim de agosto. Já comecei vários e não consigo terminar nenhum. Hoje, pensando sobre esse bloqueio, cheguei à conclusão de que estou tentando descrever esse primeiro ano do João recortando só ele e suas conquistas e isso é impossível.

Quando Filipe estava para completar o primeiro aninho, fiz uma contagem regressiva memorável no Facebook. Foi quando comecei a escrever com mais intensidade, lembram? Cada detalhe do período foi comemorado e descrito. A sensação era de que o mundo ou, pelo menos nosso mundo, girava em torno do menino.

Ocorre que o segundo filho não ocupa esse lugar. Ele nunca é o centro das atenções e a vida em família não se organiza em sua função. Percebi que é impossível falar do João sem falar de todos nós.

familia-0

Apresentação de João a Deus aos 10 dias de vida

Foi um ano muito intenso, mais que qualquer outro que eu já tenha vivido. A sensação era a de estar no olho do furacão: vendo tudo ser sacudido e retirado do lugar, sentindo a vida girar com força, as certezas serem destroçadas, o romantismo voando pelos ares e uma força descomunal para me agarrar ao que eu realmente acreditava: em Deus e na família.

Meus pais, Sadam e eu formamos uma simbiose. E cada um de nós enfrentou fantasmas ao lidar com nossas sombras afloradas pelos ciúmes de Filipe. Alternávamos entre o cansaço extremo e as delícias de ver os meninos crescerem.

niver-joao-e-filipe-7515

foto por Kuara Fotografia

Filipe viveu com gosto as inseguranças que a chegada de um irmão apresentam. Regrediu, agrediu, mas descobriu que não ser o centro do mundo também é legal.

E João, ah, nosso Joãozinho. Chegou tranquilo, aparentando ser o bebê mais zen do pedaço e, aos poucos, foi mostrando toda sua empatia e alegria. João, Joaca, Jutão, Dezinho, Teto… tantos nomes quantas são suas facetas.

Meu caçula é doce, extrovertido, de uma alegria contagiante. Comunicativo como nunca vi bebê igual. Super determinado: escala e alcança tudo o que quer; grita, faz birra quando contrariado e ataca quem tentar impedi-lo. Tem um vocabulário impressionante para a idade além do seu nhenhenhem constante e come como uma draga!

João é carinhoso com o irmão, mas também aprendeu a se impor pela arcada dentária. Comemoremos seus poucos, mas valentes dentinhos!

É nosso amorzinho e vê-lo crescendo produz um misto de alegria, orgulho e pesar. Sim, pesar. Nosso bebê se vai e a sensação é de que passou voando.

E eu, talvez só agora, depois de um ano, me assuma de fato como mãe de dois. Desisti de tentar continuar sendo a mãe de um que fui pra Filipe por dois anos e de sonhar em ser, para João, a mãe que fui pro Filipe. Enquanto insisti nessa equação que não fechava, permaneci frustrada. Aceitar que não dava pra ser a mãe apegada que fui foi difícil. Escolher quem acudir e deixar o outro chorando foi horrível. Encarar o eclipse de Filipe, assustador. Abrir mão das teorias tão deterministas foi libertador. Contar com a rede de apoio mais incrível do universo foi um alento. Contemplar meu marido se fazendo pai de dois, desdobrando-se tanto quanto eu, se empenhando sem deixar espaço para cobranças em relação ao nós que um dia existiu foi e é emocionante.

Somos uma família incrível, afirmo sem reservas ou falsa modéstia. Com defeitos, mas com muita determinação pra fazer as relações darem certo. Escolhemos viver em paz e comunhão todos os dias e nos esforçamos pra fazer isso ser concreto.

Feliz demais por ver os meninos crescerem e nos fazerem crescer também!

O primeiro ano de João é um marco a ser celebrado por todos nós. SOBREVIVEMOS e não há melhor palavra para descrever os últimos 365 dias. Ninguém passou ileso! Deixamos pedaços pra trás, mas nos fortalecemos, estreitamos os laços e fomos edificados.

Que Deus seja louvado por seu amor constante, sua palavra que nos ensina e inspira e seu cuidado diário para conosco! Somos gratos a Ele pela chegada do João e que venham mais anos, mais trabalhos e, quem sabe, mais filhos…

0-mes1-mes2-meses-23-meses4-meses5-meses6-meses-27-meses8-meses9-meses10-meses11-meses

12-meses

foto por Kuara Fotografia

Anúncios

4 comentários sobre “1 ano de João e a maternidade dupla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s