Comidinhas de família – maionese caseira sem ovo cru

Gente do céu, meses sem postar receitinhas por aqui, não é? Hoje retomo nossa seção de Comidinhas de família dividindo um achado que muito me alegrou: maionese caseira sem ovo cru.

Quando começamos a introdução alimentar de Filipe, passei a prestar mais atenção nos rótulos e, principalmente, na lista de ingredientes dos produtos industrializados que consumia e fiquei apavorada com alguns: embutidos, margarina e maionese, principalmente. Os nomes de comida terminavam lá pelo quarto item da lista e todo o resto me fazia lembrar das aulas de química.

Isso me incomodou e passei a buscar substitutos mais naturais para esses ultra-processados. Confesso que nunca fui louca por maionese, mas ela aparecia por aqui em algumas preparações de molhos, patês e sanduíches e, até então, a única substituição conhecida era a maionese caseira com ovo cru.

Nesse mundo de salmonela, não tinha coragem de me expor a uma intoxicação alimentar via ovo cru tendo em casa uma criança pequena e, depois, duas. Tirei a maionese do cardápio e, volta e meia, cedia ao potinho com um peso na consciência, especialmente depois que Filipe ficou curado da alergia a ovo e passou a consumir também.

Dia desses achei uma receita de maionese sem ovo cru. Parecia tão impossível que resolvi testar e, não é que dá certo? Não fica igual, já adianto, mas é um similar bacana, saboroso e com textura que dá pra substituir a industrializada tranquilamente.

A receita original está no site Emagrecer de Vez. Na primeira tentativa ficou muito azeda e, por isso, substituí a receita original trocando suco de um limão por uma medida mais precisa. Essa coisa de suco de um limão é bem perigosa né? Depende do tamanho do limão e da quantidade de sumo que ele tem.

Enfim, receita testada e aprovada por toda a família!

MAIONESES CASEIRA SEM OVOS CRUS

20170122_190640INGREDIENTES

  • 3 ovos cozidos;
  • 2 colheres de sopa bem medidas de sumo de limão;
  • 1/2 xícara de azeite de oliva – aproximadamente, ou menos. Vai depender do tamanho dos ovos usar tudo ou só uma parte. Eu prefiro o extra-virgem, mas fica a critério;
  • sal a gosto.

PREPARO

Cozinhar bem os ovos (9 minutos depois que a água ferve), descascar e colocar inteiros no liquidificador. Adicionar suco de limão, sal e pulsar. Acrescentar o azeite aos poucos, enquanto limpa com uma colher as laterais do copo do liquidificador. Se colocar azeite demais a maionese fica líquida, azeite de menos o ovo não bate. Então o segredo é ir aos poucos, sentindo a textura.

NOTA – não tente adicionar com a tampa aberta, porque voa ovo pra todo lado. Dica de quem fez essa arte!

Bater até formar um creme liso, ajustando o sal e o limão até ficar do seu gosto.

A receita original sugere saborizar a maionese, conforme a preferência, com alho, mostarda ou pimenta. Aqui fomos na original mesmo.

Recomendo fazer algumas horas antes do consumo porque ela gelada é infinitamente melhor do que morna ou em temperatura ambiente.

A única desvantagem, a meu ver, é o prazo de validade curto. Dá pra consumir no dia da preparação e, no máximo, no dia seguinte, da mesma forma que você consumiria ovo cozido. Ninguém cozinha ovo pra comer a semana toda! Mas ainda assim acho que vale a pena. É comida de verdade, com sabor e textura.

Agora, muita calma no consumo. Não é porque é caseiro que vai-se comer a receita toda sozinha! É proteína e gordura em grande quantidade guela abaixo!

Os meninos amaram e o maridão mais ainda. Faça o teste e conte pra gente o que achou.

photogrid_1485124147113

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s