Já temos aqui uma seção de receitas saudáveis para crianças, Comidinhas do Filipe, mas nem só disso vive uma família. Ainda mais quando é uma família mineira, que faz da comida um elo para os relacionamentos.

Foto de Kuara Fotografia
Mineiro que é mineiro não recebe sem oferecer, pelo menos, um cafezinho com uma quitanda. Nossa vida está em torno da mesa e o comer não se resume a alimentar o corpo, mas nutrir a alma.
Desde que postei sobre o Chá de Bênçãos, muita gente me pediu as receitas das comidinhas mineiras e as postagens de comidas no meu perfil do Facebook também rendem muitas solicitações.
Pensando nisso inauguro hoje mais uma categoria Comidinhas de família.
A receita de inauguração é uma especialidade do meu pai. Passei muito tempo tentando obtê-la, mas ele sempre fazia mistério. Quando estava perto de me casar fiz um pouco de chantagem e consegui. A verdade não é que ele trancava a receita a sete chaves, mas que ele não seguia receita! Tive que acompanhar o preparo de algumas para chegar na que se segue. Como o vovô Salviano faz tudo no olho, o resultado é diferente a cada fornada.
Pra quem nunca fez, a referência que dou é que a massa é mais mole e o bolo fica mais cremoso e menos alto.
Bolo de milho verde
Ingredientes
- 8 espigas de milho verde;
- 1 e 1/2 ou 2 copos de leite (depende do milho);
- 1 xícara de açúcar cristal;
- 1 colher das de sopa de manteiga ou margarina;
- 4 colheres das de sopa de fubá ou farinha de milho;
- 4 ovos;
- 1/4 queijo minas canastra ralado – se não tiver acesso, use 250g de parmesão de boa qualidade;
- 1 colher das de sopa de fermento em pó
Cortar o milho e bater no liquidificador com o leite. Passar para a batedeira e acrescentar os demais ingredientes exceto o queijo e o fermento que devem ser acrescentados ao final. Assar em forma retangular média untada a 180°.
Parece uma delícia. Faço algo parecido mas uso o milho de latinha mesmo. Conseguir aqui na Espanha espiga de milho é bem complicado além de caro. Também gosto muito de preparar bolo com o meu menino de 5 anos. Ele adora comer as sobras. 😉
CurtirCurtir
Uma leitora da Espanha, que legal! Aqui Filipe também ama esse bolo e é um dos poucos que consigo fazer sem ovo e manter a textura (ele é alérgico). Gosto muito do milho verde congelado como opção ao natural Claudine, daquele tipo sweet corn. Acho o resultado bem próximo.
CurtirCurtido por 1 pessoa