Minha licença maternidade terminou oficialmente no dia 31/12. Ainda tenho uma pequena prorrogação e férias antes de voltar ao trabalho, mas a preparação já começou essa semana com ordenha, estoque e treinamento da oferta de leite.
Apesar do frio na barriga de imaginar a separação dos meninos, tenho bons motivos para celebrar.
O primeiro deles é que tenho uma rede de apoio maravilhosa. Meus pais são super parceiros, compreendem e respeitam minhas escolhas. Aceitam manter o aleitamento materno e oferecer o leite estocado sem usar a mamadeira (uma das causadoras do desmame precoce). Seria muito mais fácil pra eles abrir uma lata de fórmula e preparar a mamadeira, mas por compreenderem minhas razões, eles embarcam na aventura: aquecem leite materno em banho maria e oferecem no copinho de bico rígido sem válvula.
O segundo motivo pra celebrar é que, dessa vez, a ordenha começou muito bem. Consegui 280ml no primeiro dia. Uau!!!! Há dois anos atrás, quando me preparava para o retorno, eu conseguia ordenhar míseros 5 ou 10ml por vez! Foi desesperador fazer o estoque a conta-gotas e levou quase um mês pra conseguir uma quantidade mais expressiva por ordenha. Mas passar por essa experiência me ajudou a confiar que meu corpo saberia adequar a oferta a uma demanda maior e é exatamente o que acontece hoje: como amamento dois, produzo mais leite.
O terceiro motivo é que João aceitou o copinho super bem!!!!! Segurou com as duas mãozinhas e conseguiu beber 50ml no primeiro dia. A experiência com Filipe foi oposta. Ele mais cuspia do que engolia. Meus pais testaram colher, mamadeira colher e copinho e ele rejeitava bastante. Depois de um mês do meu retorno ao trabalho é que ele passou a aceitar melhor.
Por fim, mas talvez o motivo que mais me alegrou, foi que Filipe não gostou de tomar meu leite no copinho!!!! Eu estava em pânico de imaginar que ele pudesse querer LM também e eu tivesse que ordenhar pra dois, mas ele não curtiu. Disse que prefere tomar direto do mamá. Ufa!!!
Então, apesar do desafio de manter o aleitamento materno mesmo voltando ao trabalho, as coisas dessa vez estão menos difíceis.
Se você também está com o retorno ao trabalho marcado e quer saber mais sobre como manter o aleitamento, sugiro a leitura da série de posts sobre o tema que publiquei no ano passado e, se tiver dúvidas é só me escrever que podemos conversar.
Amamentação e volta ao trabalho – parte I – Por que manter o aleitamento
Amamentação e volta ao trabalho – parte II – ordenha
Amamentação e volta ao trabalho – parte III – estoque
Amamentação e volta ao trabalho – parte – IV – como oferecer o leite
Amamentação e volta ao trabalho – parte V – até quando ordenhar
280ml? Uauu!! Que sucesso! Maravilhosa a constatação de que as coisas seguem mais “fáceis” (ou tranquilas). Um bom retorno!
Bjs
CurtirCurtir
Nem sei se mais fáceis. Talvez eu esteja mãos segura e por isso com um olhar mais leve, ne?
CurtirCurtir
Amei teus posts!
Super esclarecedores!
CurtirCurtido por 1 pessoa