Amamentação e volta ao trabalho – preparando João

Minha licença maternidade terminou oficialmente no dia 31/12. Ainda tenho uma pequena prorrogação e férias antes de voltar ao trabalho, mas a preparação já começou essa semana com ordenha, estoque e treinamento da oferta de leite.

Apesar do frio na barriga de imaginar a separação dos meninos, tenho bons motivos para celebrar.

O primeiro deles é que tenho uma rede de apoio maravilhosa. Meus pais são super parceiros, compreendem e respeitam minhas escolhas. Aceitam manter o aleitamento materno e oferecer o leite estocado sem usar a mamadeira (uma das causadoras do desmame precoce). Seria muito mais fácil pra eles abrir uma lata de fórmula e preparar a mamadeira, mas por compreenderem minhas razões, eles embarcam na aventura: aquecem leite materno em banho maria e oferecem no copinho de bico rígido sem válvula.

O segundo motivo pra celebrar é que,  dessa vez, a ordenha começou muito bem. Consegui 280ml no primeiro dia. Uau!!!! Há dois anos atrás, quando me preparava para o retorno, eu conseguia ordenhar míseros 5 ou 10ml por vez! Foi desesperador fazer o estoque a conta-gotas e levou quase um mês pra conseguir uma quantidade mais expressiva por ordenha. Mas passar por essa experiência me ajudou a confiar que meu corpo saberia adequar a oferta a uma demanda maior e é exatamente o que acontece hoje: como amamento dois, produzo mais leite.

O terceiro motivo é que João aceitou o copinho super bem!!!!! Segurou com as duas mãozinhas e conseguiu beber 50ml no primeiro dia. A experiência com Filipe foi oposta. Ele mais cuspia do que engolia. Meus pais testaram colher, mamadeira colher e copinho e ele rejeitava bastante. Depois de um mês do meu retorno ao trabalho é que ele passou a aceitar melhor.

IMG-20160106-WA0037.jpg

Por fim, mas talvez o motivo que mais me alegrou, foi que Filipe não gostou de tomar meu leite no copinho!!!! Eu estava em pânico de imaginar que ele pudesse querer LM também e eu tivesse que ordenhar pra dois, mas ele não curtiu. Disse que prefere tomar direto do mamá. Ufa!!!

Então, apesar do desafio de manter o aleitamento materno mesmo voltando ao trabalho, as coisas dessa vez estão menos difíceis.

Se você também está com o retorno ao trabalho marcado e quer saber mais sobre como manter o aleitamento, sugiro a leitura da série de posts sobre o tema que publiquei no ano passado e, se tiver dúvidas é só me escrever que podemos conversar.

Amamentação e volta ao trabalho – parte I – Por que manter o aleitamento

Amamentação e volta ao trabalho – parte II – ordenha

Amamentação e volta ao trabalho – parte III – estoque

Amamentação e volta ao trabalho – parte – IV – como oferecer o leite

Amamentação e volta ao trabalho – parte V – até quando ordenhar

 

Anúncios

3 comentários sobre “Amamentação e volta ao trabalho – preparando João

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s